Perante o Oviedo, Xabi Alonso tomou no domingo uma decisão que o seu antecessor, Carlo Ancelotti, se recusou a executar na época passada, em que a equipa conquistou apenas troféus menores. O treinador basco relegou Vinicius para o banco de início.
O comportamento de Vinícius Júnior voltou a gerar polémica no Real Madrid e promete ser um dos temas quentes antes do jogo de sábado frente ao Maiorca, no Santiago Bernabéu, a contar para a 3.ª jornada da LaLiga.
A decisão de Xabi Alonso em deixá-lo no banco de suplentes no último encontro não agradou ao brasileiro, que entrou apenas aos 63 minutos, sendo recebido com vaias no Estádio Carlos Tartiere e alvo de assobios cada vez que tocava na bola.

Logo após a entrada, Vinícius simulou um penálti, o que lhe valeu um cartão amarelo, mas rapidamente respondeu dentro de campo: roubou uma bola e assistiu Kylian Mbappé para o 2-0. Apesar da jogada decisiva, não festejou o golo e virou-se para os adeptos, alegando ter recebido insultos verbais. Uma garrafa foi mesmo atirada na sua direção, sem o atingir.
A tensão aumentou ao ponto de Mbappé ter de tapar a boca de Vinícius para evitar uma eventual expulsão por protestos. Ainda assim, o extremo-esquerdo marcou o 3-0 e, na celebração, fez um gesto a indicar que os adeptos locais "iriam descer de divisão", o que gerou ainda mais hostilidade nas bancadas.
Depois da vitória, Vinícius recorreu às redes sociais, publicando uma imagem sua a celebrar o golo com a legenda: "Eu sou assim".
A reivindicação de Rodrygo
A condição de suplente de Vinícius Júnior, em detrimento do compatriota Rodrygo - nenhum dos dois convocado por Ancelotti para os próximos compromissos da seleção brasileira - foi interpretada como o primeiro aviso de Xabi Alonso ao jogador.
Apesar de ter estado perto da saída neste mercado, Vinícius decidiu ficar no Real Madrid e lutar pela titularidade no flanco esquerdo, a sua posição natural e onde acredita ser mais útil para a equipa.

Agora, resta perceber se o brasileiro conseguirá convencer o treinador do seu valor e ganhar minutos numa disputa direta com Rodrygo, num contexto em que a atitude de Vini começa a cansar as altas esferas do clube.
