A criação do Instituto Vini Jr., um projeto educativo através do qual o jogador brasileiro do Real Madrid ajuda as crianças mais pequenas da sua terra natal, São Gonçalo, no Rio de Janeiro, levou-o a ser condecorado pela revista France Football.
O seu esforço para dar oportunidades aos mais desfavorecidos numa zona repleta de favelas onde cresceu foi algo que sempre quis fazer e que teve de começar sozinho, embora nos últimos tempos várias empresas se tenham juntado a ele, como o seu principal patrocinador, a Nike.
"Estou feliz por estar aqui por este motivo. Trabalhamos em favelas no Brasil e estou feliz por poder ajudar os jovens", disse.
No seu discurso na gala da Bola de Ouro, Vinicius aproveitou ainda para, quando questionado sobre Didier Drogba, recordar a sua luta contra o racismo. "É importante estarmos juntos e lutarmos contra o racismo. Gostaria de agradecer a todos os grandes jogadores que aqui estão e que nos ajudam a lutar".
O prémio, que recebeu o nome do lendário jogador brasileiro Sócrates, falecido em 2011, foi entregue pela primeira vez em 2022. O vencedor foi Sadio Mané, pelo seu trabalho no Senegal.