Mais

Xabi Alonso desvaloriza polémica sobre Valverde: "Nunca me disse que não quer jogar numa posição"

Real Madrid defronta o Villarreal no sábado
Real Madrid defronta o Villarreal no sábadoREUTERS / Violeta Santos Moura

O técnico do Real Madrid, Xabi Alonso, manteve-se sereno esta sexta-feira ao falar à imprensa antes do confronto com o Villarreal no Santiago Bernabéu, marcado para sábado, naquela que será a primeira partida da LaLiga após a pesada derrota por 5-2 no dérbi frente ao Atlético de Madrid no último fim de semana.

Siga as incidências da partida

A preparação para o jogo tem sido marcada por notícias sobre um alegado desentendimento a envolver o médio uruguaio Federico Valverde, que ficou no banco na vitória por 5-0 na Liga dos Campeões frente ao Kairat Almaty na terça-feira.

Valverde negou ter recusado jogar como lateral-direito, recorrendo às redes sociais para reafirmar o seu compromisso com o clube, afirmando: "Faço sempre questão de informar o treinador que estou disponível para jogar em qualquer posição".

Questionado sobre se os jogadores influenciam as suas escolhas para a equipa, Alonso manteve-se diplomático: "Nunca ninguém me disse que não quer jogar numa determinada posição. Todos querem jogar, mas ninguém me disse isso".

Valverde, que é um dos capitães do Real Madrid, deverá estar disponível para a partida de sábado, com Alonso a garantir: "Está pronto, tal como os restantes. Sabemos da importância do jogo e queremos terminar este ciclo com uma vitória".

Esta polémica é mais um desafio para Xabi Alonso desde que chegou no final de maio para substituir Carlo Ancelotti, que saiu para assumir o cargo de selecionador do Brasil.

Alonso já teve de lidar com a insatisfação de Vinicius Jr e Rodrygo relativamente ao tempo de jogo no seu sistema de rotação.

Confrontado com questões sobre a sua autoridade, Alonso destacou a união do grupo. "Passamos muito tempo juntos... E existe essa proximidade de preparar os jogos, celebrar as vitórias... isso aproxima-nos", afirmou.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

O treinador, de 43 anos, abordou também as consequências da derrota humilhante frente ao Atlético, apelando ao equilíbrio perante os altos e baixos do futebol.

"Não devemos deixar-nos levar demasiado pelas vitórias, nem ficar demasiado abatidos com as derrotas", comentou. "Isto acontece em qualquer clube. Não esquecemos, mas também não ficamos a remoer".

A visita do Villarreal será um teste à capacidade de reação do Real, que procura recuperar do desaire no dérbi.

Alonso mostrou ponderação ao ser questionado sobre as expectativas dos adeptos, afirmando: "Não peço nada aos adeptos; somos nós que temos de dar. Vamos tentar vencer sendo proativos na forma como pretendemos jogar".