Mais

Legends Charity Game: Desfile de estrelas com vitória de Portugal (4-1)

Ricardo Quaresma encheu o campo e mostrou que ainda está em forma
Ricardo Quaresma encheu o campo e mostrou que ainda está em formaJoăo Bravo/SPP / Shutterstock Editorial / Profimedia
A causa foi solidária, mas houve mesmo quem levasse o jogo a sério, até porque o bilhete de identidade, em alguns casos, sobretudo o de Ricardo Quaresma, pouco conta. Portugal venceu a equipa do resto do Mundo, por 4-1, no Legends Charity Game, que teve lugar no Estádio José Alvalade, com o Flashscore como parceiro.

Recorde as incidências da partida

Os onzes iniciais da partida
Os onzes iniciais da partidaFlashscore

Portugal contra o resto do Mundo, quatro Bolas de Ouro na ficha de jogo - Luís Figo (2000), Kaká (2007), Michael Owen (2001) e Stoichkov (1994) - e uma causa solidária a juntar algumas das maiores estrelas da história do futebol, e não só, no Estádio José Alvalade.

O jogo começou atrasado, depois da presença de Oleksandr Usyk, pugilista ucraniano e o "último reforço" da equipa World Legends, mas Portugal entrou com tudo e, logo no primeiro minuto, Ricardo Quaresma testou os reflexos de Petr Cech, antes de Materazzi quase fazer autogolo, após passe de Fábio Coentrão. Aos 17' foi Maniche a rematar à entrada da área, para defesa segura do antigo guarda-redes checo. Aos 9' foi novamente Ricardo Quaresma a desequilibrar, pela direita, servindo Pauleta, que rematou ao lado.

Ciclone ao quarto de hora

A resposta da equipa World Legends surgiu aos 10 minutos, com Kaká a rematar à barra da baliza de Vítor Baía, antes de novo falhanço de Pauleta, com cabeceamento ao poste. Aos 12' foi Luís Figo a rematar por cima, após nova assistência de Ricardo Quaresma, o mais ativo do lado português, sempre pela ala direita. O mesmo Figo, aos 14', cabeceou para Cech segurar, mas no minuto seguinte, em cima do quarto de hora, surgiu mesmo o golo de Portugal, por intermédio de Pauleta. Assistência? Ricardo Quaresma, pois claro.

O golo de Pauleta
Stats Perform

Pugilista chamado a jogo

Aos 21 minutos Petr Cech esticou-se todo para defender o tiro de Nani, servido por Luís Figo, e aos 22' o ritmo da partida levou às primeira mexidas: na formação orientada por Roberto Carlos, Oleksandr Usyk, o único na ficha de jogo que não foi jogador profissional, mas sim pugilista profissional, foi mesmo o primeiro a ir a jogo, no lugar de Larsson. Do lado português, liderado por Costinha, Dani ocupou o lugar de Tiago a meio-campo.

Usyk lançado em campo
Stats Perform

Aos 26 minutos foi Kaká, dos mais ativos do lado do World Legends, a obrigar Bruno Alves a ceder canto, onde surgiu a oportunidade de Vítor Baía brilhar, negando o golo a Hamsik. Em cima da meia hora Ricardo Quaresma, de livre, tentou a sorte, com remate ao lado, antes de mais duas substituições no World Legends, com Karagounis, Michael Owen e Del Piero nos lugares de Karembeu, Saviola e Mendieta.

John Terry com Ricardo Quaresma
Stats Perform

Aos 37 minutos Luís Figo lançou Nani, que cruzou para Pauleta falhar o desvio para o 2-0 por muito pouco. Aos 39' Usyk, que tinha entrado aos 22 minutos, deu o lugar de Djorkaeff, e 11 segundos depois dos... 40', Artur Soares Dias apitou para intervalo.

Sem pausa com Calema

O espetáculo dentro das quatro linhas, porém, não parou ao intervalo, com a atuação da banda Calema a abrilhantar a noite solidária no Estádio José Alvalade. 

Resumo da 1.ª parte
Stats Perform

Mais caras novas

Para a segunda parte mudaram a maior parte dos protagonistas, de parte a parte. Quaresma, Nani, Coentrão, Pauleta e Maniche ficaram no banco, com Ricardo Carvalho, Eliseu, Simão Sabrosa, Nuno Gomes, Hélder Postiga e Deco a terem os primeiros minutos. E aos 41' Hélder Postiga, à imagem do que tinha sucedido com Pauleta na primeira parte, falhou ocasião clamorosa, e depois conseguiu mesmo tropeçar no minuto seguinte, quando já fugia dentro da área.

O tropeção de Hélder Postiga
Stats Perform

Não foi à primeira, foi à segunda: aos 46 minutos Luís Figo cruzou, da direita, e Hélder Postiga, de cabeça, assinou o 2-0 para Portugal.

O golo de Hélder Postiga
Stats Perform

A resposta da equipa World Legends, porém, não se fez esperar. Aos 48 minutos Michael Owen, em posição milimétrica em relação ao fora de jogo, desviou a bola de Beto, após belo passe na desmarcação de Del Piero, fazendo o 2-1.

O golo de Michael Owen
Stats Perform

Para os 52 minutos estava guardada uma jogada de génio de Luís Figo: Pepe conduziu a bola até Nuno Gomes, que serviu o número 7 português que, em zona frontal, ainda fez um túnel sobre Karagounis antes de disparar para bater Van der Sar e festejar o 3-1.

O golo de Luís Figo
Stats Perform

A equipa do resto do Mundo voltou a reagir, com Kaká a rematar ao lado, e aos 55' foi Nuno Gomes a atirar para Van der Sar defender. Seguiu-se mais uma cara nova na equipa portuguesa, com Dani a dar o lugar a Jorge Andrade. Aos 57' Karagounis, de livre, bateu para defesa segura de Beto, antes de Eliseu derrubar Kaká e cometer grande penalidade. Na cobrança, aos 62 minutos, Djorkaeff rematou para defesa de Beto e, na recarga, Del Piero iria fazer o 3-2, anulado por fora de jogo por Artur Soares Dias.

O penálti defendido por Beto
Stats Perform

Ainda havia mais Quaresma

Com o jogo no 3-1, Hagi e Stoichkov foram a jogo na equipa World Legends, ocupando os lugares de Kaká e Djorkaeff. A verdade é que, aos 68 minutos, Luís Figo saiu para o aplauso, e o seu substituto foi... Ricardo Quaresma, ainda com gás para voltar a campo para o resto da partida.

Aos 73 minutos, em mais uma subida em campo, prova de que a forma ainda lá está, Pepe subiu à área para responder ao cruzamento de Eliseu e bater Van der Sar, 4-1.

O golo de Pepe
Stats Perform

Usyk e Saviola seguiram a receita

Um minuto em campo e Ricardo Quaresma ofereceu o golo a Nuno Gomes, que rematou enrolado para Van der Sar segurar. Para os últimos 10 minutos somaram-se mais regressos ao relvado, Usyk e Saviola.

Uma selfie e o treinador em campo

Pelo meio, um adepto entrou em campo para tirar uma fotografia com Quaresma. O fotógrafo? Nuno Gomes. Deu mesmo para tudo, até para um sprint do adepto, fugindo aos seguranças. Pepe, autor do golo, saiu logo depois, entrando outro nome repetido, Nani. Do lado da equipa do resto do Mundo, Balakov deu o lugar ao... treinador, Roberto Carlos.

Aos 75 minutos Quaresma marcou mesmo o golo que merecia, mas anulado por fora de jogo, numa altura em que as equipas estavam totalmente partidas e as pernas, essas, pesavam a quase todos, exceção feita ao número 20 português, Quaresma de seu nome, com a sua trivela de marca registada. O Mustang merecia o golo, no triunfo final da equipa portuguesa e na vitória robusta, claro está, da solidariedade.

Recorde-se que este jogo de futebol teve como objetivo angariar mais de 1 milhão de euros para a CVP, a Cáritas Portuguesa, a Alerta Internacional e a Sociedade da Cruz Vermelha Ucraniana (URCS), instituições de solidariedade que apoiam populações e famílias em situações de grande vulnerabilidade, especialmente em situações de conflitos armados. Organizada pela Sport Global Group, em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o evento contou com o Flashscore como parceiro.