Análise: Três potenciais novos treinadores para o Estrasburgo, com Liam Rosenior a caminho do Chelsea

Liam Rosenior está prestes a assumir o Chelsea
Liam Rosenior está prestes a assumir o ChelseaFrederic DIDES / AFP / AFP / Profimedia

Liam Rosenior está prestes a trocar o Estrasburgo pelo clube-irmão Chelsea. Eis três treinadores que o emblema da Ligue 1 deve considerar para o substituir.

Após um mês explosivo, Chelsea e Enzo Maresca separaram-se. Ambos têm trocado acusações, mas tudo indica que o clube da Premier League já decidiu escolher o treinador do Estrasburgo, Liam Rosenior, como substituto.

Naturalmente, os adeptos do Estrasburgo não vão gostar de ver o seu ‘clube-mãe’ a chegar e a levar o jovem treinador, muito bem cotado, a meio da época, mas vários relatos indicam que a BlueCo "não quer saber" da opinião deles.

Assim, com algum grau de certeza, podemos afirmar que o clube da Ligue 1 vai procurar um novo treinador nos próximos dias. Eis três potenciais substitutos que o Estrasburgo deve ponderar.

3. Filipe Coelho (Estrasburgo)

Por vezes, apostar numa solução interna não é má ideia. Filipe Coelho, treinador português de 40 anos, passou uma época a orientar os sub-21 do Chelsea antes de atravessar o Canal da Mancha para ser adjunto de Rosenior no Estrasburgo.

A saída de Rosenior deverá trazer alguma instabilidade ao clube. Os adeptos vão protestar ainda mais contra os seus proprietários, que consideram desorientados, e os jogadores começarão a questionar se faz sentido continuar a jogar pelo Estrasburgo.

Manter algum grau de continuidade, mesmo que reduzido, seria sensato. Filipe Coelho é um estratega respeitado e conhece bem este grupo de jogadores. O momento do Estrasburgo não tem sido positivo e a nomeação do treinador português pode evitar que a situação se torne catastrófica.

2. Will Still (sem coube)

Preparem-se para ver toda a gente nas redes sociais a falar de como Will Still, de 33 anos, começou a treinar por causa do Football Manager. É o sonho de muitos, mas isso não apaga o facto de Still ser um jovem treinador talentoso.

Will Still deixou a sua marca em França, impressionando no Reims antes de sair para o Lens, em 2024. Ignoremos o facto de o Lens ter passado a ser um verdadeiro candidato ao título da Ligue 1 desde a sua saída.

Um dos argumentos que certamente será usado contra ele é a passagem desastrosa e curta pelo Southampton. Still venceu quatro jogos, empatou seis e perdeu outros seis dos dezasseis que orientou, antes de ser despedido em novembro.

O Estrasburgo procura um treinador jovem e com ideias modernas para trabalhar com um grupo de jogadores talentosos. Still encaixa perfeitamente nesse perfil e tem sido fortemente associado ao cargo.

1. Eric Ramsay (Minnesota United)

O The Guardian avançou que Ramsay, de 33 anos, é um dos principais candidatos a suceder a Rosenior no Estrasburgo, depois de ter impressionado ao serviço do Minnesota United. Com contrato até 2027, a sua contratação não seria um grande encargo financeiro para o Estrasburgo.

Ramsay passou pelo Chelsea como treinador antes de sair para integrar a equipa técnica de Ole Gunnar Solskjaer no Manchester United, em 2021. Desde que assumiu o comando da equipa da MLS, tem recebido muitos elogios, levando-os ao melhor registo de sempre na fase regular, terminando em quarto lugar na Conferência Oeste.

Mais uma vez, encaixa no perfil de treinador jovem e em ascensão, mas o seu percurso é superior ao dos outros dois candidatos. Além disso, é fluente em francês e espanhol, ao contrário de Rosenior, o que significa que a comunicação não será um problema.