Mais

Bateu o recorde de Zlatan, deixando Dembélé e Salah para trás: Biereth mantém os pés no chão

Mika Biereth é a joia do Mónaco
Mika Biereth é a joia do MónacoPSNEWZ / Sipa Press / Profimedia
O dinamarquês Mika Biereth (22 anos), avançado do Mónaco, teve um início sensacional no Campeonato Francês. Nos seus primeiros sete jogos pelo clube da Côte d'Azur, marcou 10 golos, batendo o recorde do lendário Zlatan Ibrahimovic. No entanto, numa entrevista ao "L'Équipe", afirma modestamente que não gosta de futebol espetacular.

"Não esperem que alguém faça uma montagem de mim no YouTube", diz Biereth com um sorriso.

"Gosto de marcar golos. Sempre tive o nariz no sítio certo aos 16 anos e ainda estou a trabalhar nisso. Um golo é apenas um golo. Ganha jogos, é só isso", acrescenta.

Biereth tornou-se o primeiro jogador do século XXI a marcar 10 golos nos seus primeiros sete jogos na Ligue 1. Até agora, esse recorde pertencia a Ibrahimovic, que marcou nove golos no seu início no PSG em 2012. O dinamarquês de 22 anos também se tornou o primeiro jogador em 70 anos a marcar três hat-tricks nos seus primeiros sete jogos.

"Sou um pouco como o Harry Kane. E ele é um pouco como eu. Ambos queremos estar na área e finalizar. Admiro-o. Ele também tem a capacidade de criar para os seus colegas de equipa e penso que posso ser como ele nesse aspeto", diz Biereth.

Com 12 golos, Biereth é também o melhor marcador das cinco principais ligas europeias em 2025, ultrapassando nomes como Ousmane Dembélé e Mohamed Salah. Ainda assim, mantém os pés no chão.

"Marcar um hat-trick é ótimo. Mas a alegria dura apenas algumas horas. No dia seguinte, levanto-me e começa tudo de novo. A minha família ajuda-me, os meus amigos dizem-me: 'Muito bem, mas foi só um jogo de futebol'", explica.

O jogador encara a sua atual forma com humildade e adverte contra uma falsa sensação de invencibilidade.

"É uma altura perigosa para um jovem jogador. Sente-se que se está no topo, mas neste desporto tudo muda rapidamente - pode voltar a descer", reconhece.

Graças à boa forma de Biereth, o Mónaco ocupa o terceiro lugar da Ligue 1 e defronta o Le Havre no sábado à noite.

"Sinto-me muito bem na equipa. Estou a jogar com muita vontade e acredito que posso continuar assim", conclui o goleador dinamarquês.