John Textor destituído do cargo de diretor da empresa proprietária do Lyon e Botafogo

Textor com o Botafogo.
Textor com o Botafogo.WAGNER MEIER/GETTY IMAGES VIA AFP

O empresário norte-americano John Textor foi destituído com efeito imediato do cargo de diretor da Eagle Football Holding Bidco, proprietária de clubes como o Lyon e o Botafogo, segundo fontes próximas do processo esta quarta-feira.

Criticado pela sua gestão financeira do Lyon, salvo no último verão de uma descida administrativa à Liga 2 pela DNCG, o organismo de controlo financeiro do futebol francês, Textor já tinha perdido em junho de 2025 o controlo operacional do clube para a Ares, o fundo norte-americano que lhe emprestou 425 milhões aquando da aquisição do emblema francês no final de 2022.

Nesta quarta-feira, o Eagle Football Group (antigo OL Groupe), agora liderado pela empresária norte-americana Michele Kang, nomeada pela Ares a 30 de junho passado, realiza a sua assembleia geral de acionistas. À margem desta AG, John Textor tentou recuperar o controlo do Lyon ao destituir dois administradores independentes da Holding, Stephen Welsh e Hemen Tseayo, após o seu voto para esta AG.

A manobra de Textor tinha como objetivo afastar a Kang e Michael Gerlinger, diretor-geral do Lyon, da liderança do clube. No entanto, o conselho de administração da Holding e a Ares consideraram que estas destituições não eram válidas, que o voto de Welsh e Tseayo era legítimo e decidiram destituir John Textor do cargo de administrador da sociedade com efeito imediato.

Por sua vez, Stephen Welsh e Hemen Teseayo foram confirmados nas suas funções na Eagle Football Holding Bidco e na Ares.

Além do Olympique Lyon, a Eagle Football Holding Bidco supervisiona também os clubes Botafogo (Brasil), onde Textor também é alvo de contestação, e Molenbeek (Bélgica).