Lyon 1-0 Le Havre

Favorito no papel, o Lyon materializou seu status desde o início da partida. Aos 2 minutos, Martin Statriano acertou a trave com um cabeceamento após um ataque colocado bem executado. Melhor no jogo, o Lyon dominava a partida no geral. No entanto, na área do adversário, era mais difícil ser eficaz no último toque. Com o passar dos minutos, o marcador permaneceu estático.
Pior ainda, de um canto do Le Havre aos 38', Tyler Morton causou uma falta na área após um puxão de camisola. O árbitro Marc Bollengier não hesitou nem um segundo e apontou para a marca de grande penalidade. Issa Soumaré cobrou o penálti, mas Dominik Grief estava lá para empurrar a bola. Na cobrança, o atacante não conseguiu acertar o alvo e o Estádio Groupama ficou em êxtase.
O Lyon teve de avançar para evitar qualquer dúvida e foi o checo Pavel Sulc que apareceu, mas o seu remate foi desviado por Mory Diaw (44ᵉ). Sem golos de ambos os lados ao intervalo, o Lyon terá de aumentar a sua intensidade se quiser vencer perante o seu público.
E depois do intervalo, os jogadores de Paulo Fonseca fizeram exatamente isso. Assim que o apito inicial soou, eles ampliaram a vantagem e pressionaram o Le Havre. Sulc e Corentin Tolisso preocuparam Diaw, mas os visitantes da Normandia não cederam... até aos 52'.
A partir de um cruzamento de Afonso Moreira da esquerda, Sulc com um excelente cabeceamento, o guarda-redes do Le Havre não pôde fazer nada. 1-0, o Lyon agora tinha que confirmar o seu domínio para continuar e conquistar a vitória. O plano de jogo manteve-se até à hora de jogo, mas os Les Gones não conseguiram pressionar. E os seus adversários aproveitaram. Aos 68', Ally Samatta viu-se em posição de marcar, mas Grief fez uma excelente defesa com o pé.
Na sequência, o Lyon não conseguiu retomar o controlo da partida. Ainda faltavam cerca de vinte minutos para o fim do jogo, mas o resultado ainda não estava decidido. Isso não impediu que a equipa do Estádio Groupama se mantivesse firme até ao apito final. Uma preciosa vitória do Lyon por 1-0.
Depois de ter perdido com o Lorient no fim de semana passado, o Lyon precisava de voltar às vitórias. E foi o que fez, com um triunfo pela margem antes da pausa de inverno.
Os Gones podem agradecer ao seu número 10 , Pavel Sulc, que marcou o único golo do jogo no início da segunda parte. O Lyon subiu para o quinto lugar na Ligue 1 com esta vitória.

