"Na sequência da reunião do Conselho de Administração de ontem (quarta-feira), a LFP tem o prazer de anunciar dois importantes acordos com a DAZN e a beIN SPORTS relativos aos direitos de transmissão da McDonald's Ligue 1 em França", escreveu o organismo dirigente em comunicado.
A apenas duas semanas do início da temporada da primeira divisão francesa, o longo drama em torno da atribuição dos direitos televisivos da Ligue 1 está finalmente a chegar ao fim.
Na quinta-feira passada, o conselho de administração da LFP aprovou a proposta da DAZN, a plataforma britânica de streaming desportivo, para oito dos nove jogos por dia, por uma média de 400 milhões de euros por ano durante as próximas cinco épocas, com uma cláusula de saída ao fim de dois anos se não for atingido o limiar de 1,5 milhões de assinantes.
Na quarta-feira, o mesmo conselho de administração aprovou a proposta da BeIN Sports de pagar 80% dos 100 milhões de euros anuais prometidos à Liga, que seriam depois divididos entre os clubes. Os restantes 20% seriam pagos diretamente aos clubes pelos patrocinadores do Catar.
A DAZN, recém-chegado ao mercado francês das transmissões, oferecerá uma assinatura mensal de 29,99 euros para todos os jogos que transmitir.
Faltava apenas decidir a data de transmissão do jogo pela BeIN Sports, que também detém os direitos de transmissão da Ligue 2 aos sábados e não quer que os jogos se sobreponham.
O canal do Catar transmitirá o jogo da Ligue 1 no sábado às 17:00, o que significa que a Ligue terá de adiar os jogos da Ligue 2 agendados para essa hora.
"As negociações foram intensas, pois queríamos chegar a acordos que fossem do interesse de todos os clubes e que permitissem ao futebol francês continuar o seu desenvolvimento e aumentar a sua atratividade", sublinhou Vincent Labrune, presidente da LFP, que esteve à frente das negociações, no comunicado de imprensa.
O campeonato francês da Ligue 1 recomeça no fim de semana de 17 e 18 de agosto.
