Ligue 1: Lens volta a assombrar Luis Enrique dois anos depois

Edouard felicitado pelos seus companheiros do Lens após marcar um golo
Edouard felicitado pelos seus companheiros do Lens após marcar um goloFrancois LO PRESTI / AFP

Após quatro jornadas consecutivas na liderança, o Lens abre o ano de 2026 na Ligue 1 em Toulouse. É preciso recuar 73 jornadas para encontrar quatro jornadas alternadas sem que o PSG fosse líder. Desde novembro de 2023, os parisienses comandavam quase de forma ditatorial.

Que o PSG domine a Ligue 1 é a realidade de praticamente todas as épocas. Vários treinadores diferentes já o conseguiram. No entanto, desde novembro de 2023, a equipa de Luis Enrique só deixou de liderar em quatro jornadas dispersas das 73 disputadas. Agora, são precisamente quatro as jornadas em que o Lens está no topo. E inicia 2026 na competição nacional com uma visita ao Toulouse, procurando prolongar por mais uma semana o seu momento de sonho.

Não há truques nem detalhes escondidos: a equipa de Pierre Sage lidera com um ponto de vantagem, tendo ambos disputado 16 jogos. Mas a sequência de seis vitórias consecutivas, e de nove triunfos nas últimas 10 jornadas, catapultou-a para o topo e começou a criar a sensação de que este ano o título pode estar mais disputado.

Com um plantel de nomes discretos e um Florian Thauvin a viver uma segunda juventude, o Lens começa a acreditar que pode disputar o título frente ao todo-poderoso da Ligue 1 e atual campeão europeu, algo que poucos conseguiram nos últimos meses.

As contas no topo da tabela
As contas no topo da tabelaFlashscore

Esta corrida é de fundo. No imediato, caso vença o Toulouse, pode igualar a sua melhor série de vitórias consecutivas na Ligue 1, sete, alcançada nas últimas jornadas da época 22/23, quando garantiu a terceira presença na Liga dos Campeões.

Pode ler esta e outras notícias da Ligue 1 no BeSoccer.