Ligue 1: Lyon, de Paulo Fonseca, vence Brest (2-1) e sobe ao quarto lugar

O Lyon fez a festa diante do Brest
O Lyon fez a festa diante do BrestPhoto par OLIVIER CHASSIGNOLE / AFP

O Lyon impôs-se por 2-1 frente ao Brest, que ficou reduzido a 10 jogadores ao fim de 18 minutos devido ao cartão vermelho mostrado a Romain del Castillo. Pavel Sulc e Abner assinaram dois golos de destaque, permitindo à equipa de Paulo Fonseca subir ao 4.º lugar da Ligue 1.

Lyon 2-1 Brest

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O jogo mal tinha começado e Pavel Sulc combinou em tabela com Endrick, que caiu na área após um contacto com Chardonnet, mas o árbitro nada assinalou (1'). O brasileiro foi lançado em velocidade, fez um túnel e depois rematou muito por cima (5'). Endrick lançou Afonso Moreira, que esbarrou num excelente corte de Kenny Lala (10').

A partida mudou de rumo quando Romain del Castillo viu o cartão vermelho por uma entrada dura sobre o tornozelo de Nicolas Tagliafico (18'). Apesar disso, o Brest conseguiu o seu primeiro remate enquadrado após um controlo de Joris Chotard e uma meia-volta a cerca de 30 metros da baliza do Lyon, que terminou nas mãos de Dominik Greif (25').

Aos poucos, o Lyon começou a dominar e Endrick protagonizou uma jogada individual à entrada da área, ultrapassou dois adversários mas acabou por perder a bola. O perigo voltou com Abner Vinicius, que falhou o controlo (36'). Depois, Pavel Sulc recuperou a bola à entrada da área, entrou na zona de perigo, driblou um adversário mas, ao rematar, esbarrou em Chotard (38').

Endrick fez levantar todo o Groupama Stadium ao roubar a bola dos pés de Soumaila Coulibaly e arrancar em direção à baliza. Tentou um chapéu já em esforço, mas Grégoire Coudert saiu bem e travou-lhe o remate (40'). O Lyon acabou por inaugurar o marcador graças a uma jogada de grande classe de Pavel Šulc, que deixou Hugo Magnetti para trás, driblou Coudert e, já descaído para a esquerda, fez um chapéu para o ângulo oposto, 1-0 (42').

Endrick voltou a tentar com um remate forte à entrada da área, obrigando Coudert a uma excelente defesa junto ao solo (44'). O Lyon aumentou a vantagem após um passe atrasado de Endrick e, sobretudo, um remate cruzado e fortíssimo de Abner Vinicius para o ângulo superior, sem hipótese para os bretões, 2-0 (45+2').

No regresso dos balneários, o Brest tentou reagir após um livre afastado. Kenny Lala voltou a colocar a bola na área, Ludovic Ajorque dominou no peito e rematou de primeira, com a bola a passar muito perto do poste de Greif (54'). Servido por Tyler Morton, Endrick fez um excelente controlo de calcanhar e deixou Bradley Locko para trás. No entanto, o seu passe atrasado não encontrou ninguém (56'). O brasileiro voltou a brilhar com um passe fantástico de trivela para Tessmann, que rematou muito mal (57').

O Lyon pensou ter feito o 3-0: Tessmann cruzou de forma perfeita para Moreira, cujo cabeceamento foi desviado por Coudert em cima da linha. Sulc aproveitou a recarga e marcou, mas o norte-americano estava em posição irregular (60'). O OL continuou a pressionar e, após um cruzamento de Abner, Ainsley Maitland-Niles falhou o controlo e não conseguiu rematar, muito pressionado pela saída de Grégoire Coudert (65').

A bola ficou solta à entrada da área do Brest e Tessmann acabou por rematar, com Coudert a desviar para canto (72'). Mas, quando o OL procurava sem sucesso o terceiro golo, foi o Brest a marcar contra a corrente do jogo, após uma bola perdida na área do Lyon, primeiro rematada por Chardonnet e depois finalizada por Junior Dina Ebimbe com um remate forte por baixo da barra, 2-1 (88').

O Brest ainda teve nos pés o empate, num cruzamento tenso de Kamory Doumbia, com Dina Ebimbe a cabecear de forma inteligente na marca de penálti. O remate saiu ao lado do poste esquerdo de Greif, que festejou como se fosse um golo (90+6').

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform