Ligue 1: Nice mantém crise caseira e não vai além do empate na receção ao Mónaco (0-0)

Clauss e Adingra em duelo no flanco
Clauss e Adingra em duelo no flancoVALERY HACHE / AFP

Pela segunda vez esta temporada, Nice e Mónaco repartiram pontos, após um empate sem golos (0-0) carregado de tensão no Allianz Riviera. O resultado pouco serve a qualquer das equipas: o Nice continua sem vencer em casa para o campeonato desde finais de outubro, enquanto o Mónaco soma agora cinco jogos consecutivos fora sem triunfar na Ligue 1.

Nice 0-0 Mónaco

Perante a longa espera por um triunfo caseiro, o público local ansiava por uma entrada forte, mas quase assistiu ao oposto logo aos dois minutos, quando Folarin Balogun acertou na trave, de perto, na sequência de um cruzamento convidativo.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Pouco depois, os adeptos do Nice viram um penálti inicialmente assinalado ser revertido pelo VAR, após uma bola bater acidentalmente na mão de Thilo Kehrer, pressionado por Gabin Bernardeau quando tentava chegar a uma bola aérea solta na área. O restante da primeira meia hora ficou marcado por muitas interrupções e algum nervosismo, com Balogun e Sofiane Diop a verem o cartão amarelo.

O Nice procurava explorar o contra-ataque, com a velocidade de Elye Wahi a criar dificuldades no flanco direito do Mónaco. Ainda assim, os anfitriões mostravam-se cada vez mais intranquilos defensivamente à medida que o intervalo se aproximava. Num desses momentos, um erro desnecessário de Dante permitiu ao Mónaco recuperar a posse, culminando numa sequência de passes que obrigou Maxime Dupé a uma defesa decisiva, com a perna esticada, impedindo Lamine Camara de marcar ao primeiro poste.

Sabendo que 17 dos 25 golos marcados pelo Mónaco fora no campeonato tinham surgido após o intervalo, previa-se que qualquer deslize pudesse ser fatal. Mais uma vez, Dante esteve perto de comprometer, ao falhar um alívio que deixou Aleksandr Golovin em posição privilegiada à entrada da área. O russo disparou de primeira, rasteiro e potente, mas Dupé respondeu com uma defesa notável, em voo total. Do outro lado, o Nice já não apresentava a mesma dinâmica ofensiva da primeira parte e, consciente da elevada percentagem de vitórias das equipas que marcam primeiro nos jogos do Mónaco, optou por uma abordagem mais cautelosa na construção.

Com o passar dos minutos, o peso de um eventual erro tornava-se cada vez maior. Logo após Wahi rematar com perigo, mas à figura de Philipp Köhn, um desentendimento defensivo obrigou o guardião suíço a sair rapidamente da baliza para aliviar. A bola sobrou para Diop, que procurava marcar pelo quarto jogo em cinco, mas o seu remate em arco para a baliza deserta foi bloqueado de forma dramática pelo calcanhar de Kehrer.

Sem que nenhuma das equipas conseguisse assumir a iniciativa até final, o Nice mantém-se no 13.º lugar da tabela, embora com uma confortável vantagem de nove pontos sobre o lugar de play-off de descida. Já o Mónaco sobe uma posição, beneficiando da diferença de golos, mas sai com a sensação de que poderia ter feito mais, sobretudo se tivesse revelado maior frieza na finalização para alcançar a primeira vitória fora sem sofrer golos nesta edição da Ligue 1.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform