Mais

Ligue 1: Pena suspensa por saudação nazi no Lyon - Estrasburgo

Pena suspensa por uma saudação nazi num jogo Lyon e o Estrasburgo
Pena suspensa por uma saudação nazi num jogo Lyon e o EstrasburgoALEX MARTIN/AFP
Um adepto do Lyon foi condenado a três meses de prisão suspensa pelo Tribunal Penal de Lyon, na terça-feira, por ter feito uma saudação nazi nas bancadas do estádio Groupama, em agosto de 2024.

O homem, que foi considerado culpado de "incitar ao ódio ou à violência num evento desportivo", foi também proibido de entrar num estádio desportivo durante dois anos, tem de se apresentar à polícia em todos os jogos do Olympique Lyonnais e foi obrigado a participar, a expensas próprias, num curso especial sobre nazismo.

A sentença, proferida após deliberação, ficou aquém das exigências do Ministério Público, que tinha pedido uma pena suspensa de seis meses na audiência de janeiro. O arguido tinha negado os factos, reconhecendo o gesto mas recusando-se a defini-lo como uma saudação nazi.

Nos vídeos processados pelo Lyon e depois pelas autoridades de investigação, o adepto parecia estar a estender a mão para o céu "o que é muito claramente uma saudação nazi", disse Bertrand Sayn, o advogado da Liga Internacional contra o Racismo e o Anti-Semitismo (Licra), que se juntou ao Olympique Lyonnais como parte civil no caso.

"A Licra congratula-se com o facto de o Ministério Público de Lyon ter processado estas infrações e congratula-se com a condenação", acrescentou Bertrand Sayn, lamentando que a pena de prisão não tenha sido firme.

O Lyon vê-se regularmente confrontado com os seus grupos de ultra, muitas vezes associados a movimentos de extrema-direita e cujos membros são acusados de gestos e slogans discriminatórios.