Ligue 1: Recuperação incrível do Monaco troca as voltas ao líder Lens (2-3)

Ansu Fati e os seus colegas de equipa celebram o golo da vitória
Ansu Fati e os seus colegas de equipa celebram o golo da vitóriaFRANCOIS LO PRESTI / AFP

O Monaco assinou uma reviravolta dramática para pôr fim à série de três vitórias consecutivas do Lens na Ligue 1, recuperando de uma desvantagem de dois golos para vencer por 2-3 o líder do campeonato no Stade Bollaert-Delelis. Com este resultado, o PSG pode voltar ao topo caso vença o Metz esta noite.

Recorde aqui as incidências do encontro

A equipa da casa entrou com o ritmo que os adeptos desejavam, inaugurando o marcador logo aos três minutos. Um cruzamento perigoso de Adrien Thomasson não foi afastado e a bola sobrou na perfeição para Odsonne Édouard, que rematou de primeira, com força, para o fundo das redes. O Lens pode ter sido vítima do velho cliché de marcar cedo demais, visto que não conseguiu transformar a vantagem em pressão constante, permitindo que os visitantes voltassem a crescer no jogo.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

A melhor oportunidade para o empate pertenceu a Folarin Balogun a meio da primeira parte, mas o seu remate forte saiu à figura de Robin Risser, que conseguiu afastar o perigo. Com o jogo a transformar-se numa batalha a meio-campo, a equipa da casa recuou e acabou por ver Simon Adingra disparar um remate perigoso que passou muito perto do alvo, já perto do intervalo.

Ainda assim, o Lens acelerou o ritmo após o reatamento e foi recompensado com o segundo golo pouco antes da hora de jogo. Um remate de longa distância de Malang Sarr saiu com muita força, mas Philipp Köhn ficou mal na fotografia ao desviar a bola para a frente, permitindo a Florian Thauvin encostar para o golo à boca da baliza.

Apesar de terem criado pouco perigo na segunda parte, os visitantes reagiram de imediato e deram a volta ao marcador num espaço de dez minutos verdadeiramente emocionante. Balogun iniciou a reviravolta pouco depois da hora de jogo, com um remate potente que passou por Risser junto ao poste mais próximo e, a meio da segunda parte, Denis Zakaria cabeceou com força para o fundo das redes, após um cruzamento milimétrico de Caio Henrique.

Com a equipa da casa atordoada, a reviravolta ficou consumada menos de 120 segundos depois, quando Risser voltou a ser batido, desta vez por Ansu Fati. Apesar dos seus esforços, o Lens não conseguiu chegar ao empate e acabou por sair derrotado.

Este resultado pode revelar-se determinante na luta pelo título, já que o Lens devolveu a iniciativa ao PSG ao não conseguir aumentar a vantagem de um ponto, tendo mais um jogo disputado. Quanto ao Monaco, soma agora três vitórias nas últimas quatro partidas da Ligue 1 e igualou o Lille em pontos, partilhando o quinto lugar.