Ligue 1: Último classificado em 2026, Lille tem um mês para recuperar

Lille desloca-se ao terreno do Metz
Lille desloca-se ao terreno do MetzREUTERS

Sem conseguir vencer no campeonato desde o início do ano, o Lille atravessa uma fase particularmente delicada. Derrotar o Metz é obrigatório, sob pena de colocar seriamente em risco o futuro de Bruno Génésio.

Acompanhe as incidências da partida

Em 2026, quatro pontos vermelhos bastam para explicar o momento difícil vivido pelo Lille. Quatro pontos vermelhos, ou seja, quatro derrotas frente ao Rennes (0-2), ao PSG (3-0), ao Estrasburgo (1-4) e ao Lyon (1-0). Apenas um golo marcado, 10 sofridos. Sem esquecer a eliminação na Taça de França frente ao Lyon (1-2) e a qualificação mínima para os play-offs da Liga Europa, com uma derrota diante do Celta (2-1) e uma vitória de penálti aos 90+2 frente ao Friburgo (1-0), já garantido no Top 8.

Na Ligue 1, os Dogues ocupam o último lugar na classificação do ano civil. Enquanto o PSG (12 pontos), o Lens (9 pontos), o Marselha (7 pontos) e o Lyon (12 pontos) distanciam-se e colocam a qualificação para a Liga dos Campeões a sete pontos, a concorrência aproxima-se. O Rennes está a um ponto, Estrasburgo e Toulouse a dois, Lorient a quatro.

O ataque não funciona, a defesa revela fragilidades, o guarda-redes mostra-se inseguro: o LOSC está a atravessar um período complicado. O mercado de verão não trouxe frutos e o coletivo está a desmoronar-se. Uma verdadeira fase de instabilidade, como Bruno Génésio nunca viveu no Norte de França. A nova suspensão de Olivier Létang, devido à sua crítica veemente à arbitragem, revela uma crescente tensão, nada inédita no que toca ao presidente.

A forma do Lille
A forma do LilleFlashscore

A situação desportiva atingiu um ponto crítico, mas as próximas semanas deixam antever uma possível redenção. As cinco jornadas seguintes são bastante acessíveis, mesmo para um plantel cheio de dúvidas.

Esta sequência terminará com a receção ao Lorient, que está em excelente forma, com três vitórias consecutivas na Ligue 1 e uma qualificação para os quartos de final da Taça de França. Mas o fim de semana de 8 de março ainda está longe, o que permitirá ao Lille recuperar antes de enfrentar uma série de jogos frente a Rennes-OM-Lens-Toulouse, que provavelmente definirá o futuro próximo do clube do Norte.

Mas para continuar a ter o seu destino nas mãos, o LOSC precisa de inverter a tendência sem deixar nada pelo caminho. Caso contrário, ficará fora da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo, com todas as consequências económicas e desportivas que isso acarreta.

Calendário do Lille
Calendário do LilleFlashscore