Mais

Lyon proibido de contratar pela FIFA até ao final do verão de 2026

OL proibido de contratar até ao final do verão de 2026
OL proibido de contratar até ao final do verão de 2026 MATTHIEU MIRVILLE/Matthieu Mirville/DPPI via AFP

O Olympique Lyonnais foi colocado na lista de clubes proibidos de registar novos jogadores pela FIFA esta segunda-feira, por uma razão não especificada, durante três períodos do mercado, ou seja, até ao final do verão de 2026.

Privado da Liga dos Campeões no próximo ano, mas qualificado para a Liga Europa, o OL está agora entre os 1.175 clubes visados por esta lista pública, "devido a várias infrações, como disputas financeiras ou violações dos regulamentos".

A FIFA não publica detalhes de cada caso, mas, segundo o jornal L'Équipe, a sanção contra o Lyon deve-se a "uma dívida de 2.000 euros ligada a um saldo de taxas de transferência", que o clube afirma ter "regularizado".

O Lyon já tinha sido proibido de contratar em novembro passado pelo DNCG, o organismo de controlo financeiro do futebol francês, e estava ameaçado de descida à Ligue 2.

Além disso, o emblema, que celebra este ano o seu 75.º aniversário, poderá ser proibido de participar na Liga Europa pela UEFA, mais uma vez devido às finanças deficitárias. O organismo europeu e o clube estão a discutir um acordo que envolve uma multa de vários milhões de euros para evitar chegar a essa conclusão.

Depois de ter registado receitas de transferências de 75 milhões de euros no inverno passado, o OL poderá ser obrigado a vender jogadores com elevado valor de mercado, como Rayan Cherki e Malick Fofana.