Mais

Marcada audiência de julgamento entre Cardiff e Nantes na sequência da morte de Emiliano Sala

Sala acabou por não jogar no Cardiff
Sala acabou por não jogar no CardiffLOIC VENANCE/AFP
Na segunda-feira, o Tribunal de Comércio de Nantes marcou para 22 de setembro a audiência sobre o mérito do litígio entre o Cardiff City e o Nantes, na sequência da morte de Emiliano Sala num acidente de avião em 2019.

As duas partes vão discutir o mérito da causa mais de dois anos depois de o clube galês ter lançado o processo. No ano passado, na sequência de uma análise efetuada por um perito escolhido pelo Cardiff City, o clube avaliou em mais de 120 milhões de euros os seus danos, nomeadamente em termos de perda de rendimentos representada pela morte do jogador argentino.

O avançado Emiliano Sala, de 28 anos, morreu em janeiro de 2019 num acidente de avião sobre o Canal da Mancha, a caminho do Cardiff City, para onde tinha sido transferido do Nantes. Não teve tempo de jogar no seu novo clube.

Noutro processo relacionado com o litígio entre os dois clubes, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) decidiu que a transferência do jogador tinha sido concluída no momento da sua morte.

Em 2023, o Tribunal de Futebol da FIFA condenou o Cardiff a pagar ao Nantes o saldo da transferência do jogador argentino, que na altura era de pouco mais de 11 milhões de euros de um total de 17 milhões de euros.

No entanto, perante o Tribunal de Comércio de Nantes, o Cardiff City alegou que o Nantes, através do seu agente Willie McKay, era o patrocinador do voo privado em que o futebolista tinha embarcado e que, embora a transferência fosse efetiva no momento do acidente, segundo o TAS, a culpa era da organização do voo.

O clube galês tinha levado o caso ao Tribunal de Comércio em maio de 2023 para reclamar uma indemnização pelas perdas financeiras e de reputação que representava a promoção da Premier League para o Championship.