Mais

Nota 10: João Neves (PSG) é o primeiro português numa galeria de notáveis

João Neves festeja pelo PSG
João Neves festeja pelo PSGAFP

A exibição do médio do PSG diante do Toulouse não passou despercebida. Foi o 20.º jogador a receber a nota 10, o máximo, do jornal L’Équipe.

Uma das publicações mais conceituadas a nível mundial no que ao desporto concerne, o L’Équipe pontou a exibição de João Neves contra o Toulouse com uma nota 10. O médio do PSG fez um hat-trick, sendo que dois golos foram com pontapés de bicicleta e o terceiro foi com um belo remate de fora da área.

Torna-se no primeiro português a receber a nota máxima atribuída pelo jornal francês e apenas o 20.º futebolista a consegui-lo desde 1979. De resto, o último tinha sido o colega de equipa Désiré Doué pelo hat-trick na última final da Liga dos Campeões.

Nomes como Ademola Lookman (hat-trick na final da Liga Europa em 2024), Erling Haaland (cinco golos ao RB Leipzig na Champions em 2022/23), Mbappé (póker ao Cazaquistão no apuramento para o Mundial-2022), Lewandowski (quatro golos ao Real Madrid nas meias-finais da Liga dos Campeões de 2012/13) ou Lionel Messi (cinco tentos ao Bayer Leverkusen nos oitavos da Champions em 2011/12) são outros dos nomes presentes na lista.

O primeiro a receber esta distinção foi Bruno Martini. O guarda-redes franacês brilhou na final do Europeu sub-21 de 1988, diante da Grécia, e garantiu a nota máxima.