1. Kylian Mbappé
Mónaco → PSG / 180 milhões de euros
A atual superestrela do futebol mundial entrou na grande cena com as cores do Mónaco, estreando-se como profissional aos 16 anos e 347 dias. Não demorou muito para que o parisiense convencesse todos de que havia um enorme potencial nele, que, entre outras coisas, conseguiu demonstrar nos jogos das eliminatórias de Liga dos Campeões contra o Manchester City em 2017.
Logo trocou o clube do principado pela capital francesa e o PSG teve de fazer um forte investimento financeiro. Agora, Kylian já é conhecido como uma grande ameaça ofensiva e possui inúmeros troféus coletivos e individuais, além de ser o campeão do mundo de 2018. O seu grande objetivo é a Liga dos Campeões.
2. João Félix
Benfica → Atlético Madrid / 127,2 milhões de euros
Depois de se destacar na equipa B do Benfica, João Félix já vestia a camisola da equipa principal aos 18 anos. Disputou 26 jogos do campeonato pelo clube lisboeta e, com a sua tenra idade, tornou-se um dos motores da equipa, com um registo mais do que respeitável de 15 golos e sete assistências. Representou ainda a equipa do Estádio da Luz na Liga dos Campeões e na Liga Europa.
A disputa pelo talentoso português foi vencida pelo Atlético no verão de 2019, mas desde essa transferência, a sua estrela foi-se apagando pouco a pouco e com bastante rapidez. Seis, sete, oito e finalmente quatro golos nas suas primeiras quatro épocas na LaLiga não eram certamente o que o clube de Madrid esperava do atacante luso. Depois disso, a situação foi ainda um pouco pior durante o seu ano no Chelsea.
Também não impressionou especialmente no Barcelona e a sua nova passagem por Stamford Bridge foi uma desilusão. Também não colocou o seu nome em destaque na história do AC Milan e, recentemente, à procura de um reinício de carreira, rumou ao Al-Nassr da Arábia Saudita para se juntar ao compatriota Cristiano Ronaldo.
3. Matthijs de Ligt
Ajax → Juventus / 85,5 milhões de euros
Era novembro de 2016 e o jovem de 17 anos teve a sua oportunidade na defesa do Ajax. Aproveitou-a tão bem que só falhou dois jogos nas duas edições seguintes da Eredivisie. Também deixou a sua marca nas participações europeias e, por acaso, chamou a atenção de grandes clubes do futebol. Escolheu a Juventus para continuar a desenvolver-se, deixou o Bayern após três épocas e joga atualmente no Manchester United.
4. Roméo Lavia
Southampton → Chelsea / 62,1 milhões de euros
O Southampton percebeu o potencial do jogador belga no verão de 2022, adquirindo-o ao Manchester City por 22,26 milhões de euros. No entanto, um ano depois, foi vendido ao Chelsea por mais 40 milhões. Até ao momento, Lavia conseguiu disputar 23 partidas oficiais pelos Blues; o médio, que atualmente tem 21 anos, também defendeu as cores da equipa londrina no recente Mundial de Clubes.
5. Leny Yoro
Lille → Manchester United / 62 milhões de euros
O natural de Saint-Maurice (França) estreou-se no futebol sénior em maio de 2022, uma oportunidade que lhe surgiu antes do final da temporada da Ligue 1 pelo Lille. Na época seguinte disputou 15 jogos oficiais pela equipa principal e, em 2023/24, já tinha disputado 44 jogos, nove deles na Liga Conferência. Depois, os seus serviços foram adquiridos pelo United, equipa na qual, no entanto, viveu uma das piores temporadas da história do clube.
6. Anthony Martial
Mónaco → Manchester United / 60 milhões de euros
Martial fez os seus primeiros quatro jogos como sénior pelo Lyon, de onde seguiu para o Mónaco por 5 milhões de euros no verão de 2013. Mostrou o seu talento de tal forma que lhe valeu a transferência para o Manchester United e, naquele momento, a etiqueta de adolescente mais caro.
Após a sua chegada a Old Trafford, teve uma grande estreia: selou a vitória por 3-1 sobre o Liverpool com um belo golo, em que dançou Martin Skrtel. Com os Red Devils, conquistou a Liga Europa, a Taça de Inglaterra e a Taça da Liga em duas ocasiões e a Community Shield uma vez. Atualmente recorda esses tempos no AEK de Atenas.
7. João Neves
Benfica → PSG / 59,9 milhões de euros
Na Liga Portugal, nas taças nacionais e nas competições europeias, Neves destacou-se tanto que o Paris Saint-Germain não hesitou em pagar quase 60 milhões por ele. Não podia ter escolhido melhor momento para chegar à Torre Eiffel, já que a sua temporada de estreia é inesquecível na história do PSG.
A equipa de Luis Enrique dominou quatro competições: o Troféu dos Campeões, a Ligue 1, a Taça de França e, pela primeira vez, a Liga dos Campeões. A cereja no topo do bolo poderia ter sido o título do Mundial de Clubes, mas o Chelsea acabou por vencer a final da competição. No entanto, o futebolista de 20 anos ainda tem tudo pela frente.
8. Désiré Doué
Rennes → PSG / 50 milhões de euros
Primeiras duas temporadas no futebol de elite e já somava 75 jogos oficiais pelo Rennes. Nenhum problema para Doué. Se acumulas tantas participações sendo adolescente, é claro que o caminho a partir de um clube pequeno só tem uma direção: rumo a um gigante. Em Paris, certamente não se arrependem da chegada deste jovem. Afinal, o já citado ano de sonho também tem a sua marca.
De facto, Désiré marcou dois golos e fez uma assistência na inesquecível goleada ao Inter de Milão, tornando-se assim o terceiro adolescente a marcar numa final da Liga dos Campeões moderna. O apelido Doué pode ser traduzido do francês como "dotado" ou "talentoso". O seu portador terminou o ano com quatro troféus, 16 golos e 17 assistências.
9. Endrick
Palmeiras → Real Madrid / 47,5 milhões de euros.
Tem 16 anos, dois meses e 16 dias, tornou-se o jogador mais jovem da história do Palmeiras e, poucos meses depois, foi oficialmente adquirido pelo Real Madrid, pelo qual compete desde que atingiu a maioridade. Foi assim que Endrick chamou a atenção do público futebolístico.
E o que dizer da sua estreia em competição com os merengues? Foi a 25 de agosto de 2024, quando o jovem brasileiro entrou no lugar de Kylian Mbappé, aos 86 minutos da segunda jornada da LaLiga. Instantes depois, selou o triunfo por 3-0 sobre o Real Valladolid no Estádio Santiago Bernabéu. E esse foi o seu único golo no campeonato « até agora, embora tenha cinco na Taça do Rei e um na Liga dos Campeões.
10. Franco Mastantuono
River Plate → Real Madrid / 45 milhões de euros
Mastantuono é a mais recente adição à lista dos 10 talentos. O jogador, atualmente com 17 anos, já conseguiu disputar 64 jogos pelo River Plate, e sabe o que é estrear-se pela seleção principal albiceleste.
Com o seu clube de origem, Franco conquistou o troféu da Supertaça Argentina 2023, que é disputado regularmente pelo vencedor da Primeira Divisão e pelo campeão da Taça Argentina. Tal como o já referido Endrick, o argentino não pode integrar o plantel do Madrid até 14 de agosto (quando completar 18 anos). Falta pouco...