Panichelli, a estrela do Estrasburgo que sonha com um bilhete para o Mundial-2026

Joaquin Panichelli a falar à comunicação social
Joaquin Panichelli a falar à comunicação socialFREDERICK FLORIN / AFP / AFP / Profimedia

O avançado argentino Joaquin Panichelli tem sido uma das grandes surpresas da época no futebol europeu, com as suas exibições ao serviço do Strasbourg a colocá-lo na corrida por um lugar nos detentores do título no próximo Mundial.

Siga o Estrasburgo - PSG com o Flashscore

O ponta-de-lança de grande estatura, que se inspira em Olivier Giroud e Erling Haaland, já marcou 13 golos pela formação da Ligue 1, incluindo um bis brilhante no empate 3-3 frente ao Paris Saint-Germain em outubro.

"Talvez tenha sido nesse jogo que tudo fez sentido para mim e as pessoas começaram a reconhecer o nome Panichelli em França e por toda a Europa", contou o jogador de 23 anos à AFP numa entrevista no Stade de la Meinau, casa do Estrasburgo.

É precisamente aí que os alsacianos e PSG se vão voltar a encontrar no domingo, com a equipa da casa a querer dar continuidade ao bom momento desde que o inglês Gary O'Neil assumiu o comando técnico após a saída de Liam Rosenior para o Chelsea.

"Este é um clube em crescimento e cada jogo é um prazer porque o estádio está sempre cheio. E temos um plantel muito jovem, com um ambiente fantástico," afirma Panichelli.

Apesar disso, estes são tempos conturbados para o emblema da Alsácia, com os adeptos descontentes por fazerem parte de um modelo de propriedade multiclubes com o Chelsea, sob o consórcio BlueCo.

No entanto, Panichelli tem-se focado no seu próprio desenvolvimento, mantendo a forma que já tinha mostrado na época passada, quando marcou 21 golos na segunda divisão espanhola pelo Mirandés, por empréstimo do Alavés, da LaLiga.

"Não diria que sou já uma estrela, mas dei passos enormes num curto espaço de tempo. Outros jogadores talvez precisassem de muito mais tempo", admite: "Sempre acreditei nas minhas capacidades. Ir para o Mirandes foi fundamental porque deram-me os 10 ou 15 jogos de que precisava para ganhar confiança. Precisava desse espaço para evoluir. Estava a preparar-me para o próximo passo e é isso que estou a fazer aqui agora."

A substituir Messi

Antes disso, a época 2023/24 do avançado ficou marcada por uma grave lesão no joelho, pouco depois de ter chegado a Espanha vindo do River Plate, de Buenos Aires, onde nunca chegou a jogar pela equipa principal.

"Costumo dizer que, em geral, uma lesão é um retrocesso para um jogador, mas encarei-a como um avanço, uma oportunidade para evoluir fisicamente e dar o salto para o futebol europeu," refere: "Precisava de ganhar alguns quilos e massa muscular. Consegui isso nesses seis meses"

E tudo isso acabou por valer-lhe a chamada à seleção da Argentina, tendo-se estreado num particular vitorioso em Angola, em novembro, quando entrou nos minutos finais para substituir Lionel Messi.

"Representar o nosso país, para mim que me sinto tão argentino, é um sonho – poder entrar alguns minutos e fazê-lo no lugar do Messi foi uma loucura, um sonho tornado realidade."

No entanto, é um jogador completamente diferente do seu ilustre compatriota, e esse perfil mais clássico pode ajudá-lo a conquistar um lugar na convocatória de Lionel Scaloni para o Mundial.

"O meu perfil em campo corresponde ao que sou fora dele. Gosto de coisas clássicas como ler e ouvir rock", diz Panichelli, cujo pai também jogou pelo River Plate: "Mas tento juntar um pouco desse estilo vintage ao futebol moderno, que exige muita capacidade física e cobrir muitos metros. Procuro ter um misto. Sou útil com os dois pés e de cabeça. Mas também sou humilde e, se outros brilharem mais do que eu ou marcarem os golos, não me importo."

Mais uma exibição de destaque frente ao campeão europeu em título, o PSG, no domingo só pode reforçar a sua candidatura.

"Preciso de continuar a fazer o que tenho feito, nada mais. No fim de contas, se continuar a jogar bem, as coisas vão acontecer mais cedo ou mais tarde. Não quero colocar pressão sobre mim próprio", acrescenta.

Os números de Panichelli
Os números de PanichelliFlashscore