Mais

Stade Brestois quer manter a boa forma contra um Lyon em busca do renascimento

O Stade Brestois está em boa forma
O Stade Brestois está em boa formaAFP
Às 20:00 de sábado, o Stade Brestois, a sensação do início da época, recebe um monumento do futebol francês que procura renascer, o Olympique Lyonnais.

Antes do início da temporada, muitos teriam pensado que a classificação das duas equipas era o oposto do que podemos ver agora: o Stade Brestois é segundo na Ligue 1 e recebe o Olympique Lyonnais, 16.º, no estádio Francis-Le Blé.

O renascimento do Lyon deve passar por Fábio Grosso

"Fui bem recebido, não houve dificuldades", explicou Fabio Grosso sobre primeiros passos no Centro de Treinos Groupama OL. "Conhecemo-nos e trabalhamos muito para este jogo importante que se aproxima. Tivemos boas sessões. Vi algumas coisas boas e estou ansioso para vê-las novamente nos jogos".

Neste sábado, o Olympique Lyonnais inicia um novo capítulo na sua história com a chegada do campeão mundial de 2006 ao banco de suplentes. O treinador, que defendeu o clube entre 2007 e 2009, está prestes a viver a sua primeira grande experiência como técnico profissional em Brest, depois de passagens por Bari, Verona, Sion e Frosinone.

E o mínimo que se pode dizer é que esta primeira parte não será das mais fáceis. Uma deslocação à Bretanha, num dos campos que viu o Lens perder (3-2) e o Rennes escorregar (0-0). O Brest, sensação do início da época, será o primeiro teste para Fábio Grosso, que se encontra atualmente numa fase de preparação e de conhecimento do plantel.

"Não tivemos bons resultados, por isso tentámos começar do zero. Vamos defrontar uma equipa em boa forma a jogar em casa. Mas sabemos que temos o que é preciso para fazer um grande jogo. Vamos fazer progressos. O Brest está cheio de confiança e vamos ter problemas para este jogo, mas podemos fazê-lo. Podemos decidir o que fazer, mas não podemos deixar de o fazer. Podemos decidir o que vamos fazer, mas não o resultado. Disponibilidade, coragem, generosidade, a duração destas qualidades. Podemos decidir e vamos tirar o que pudermos deste jogo. Estamos prontos para ir a Brest".

O Lyon, atualmente em 16.º lugar na Ligue 1 com dois pontos em cinco jogos, está à procura da primeira vitória para fazer a bola rolar e reviver a sorte após um início de temporada muito complicado sob o comando de Laurent Blanc.

De facto, o italiano voltou a colocar o treino em verde na agenda desde a chegada, algo que o seu antecessor não era fã. Além disso, os jogadores olímpicos costumavam sair na manhã do jogo. O italiano, por outro lado, chegou com a ideia de que o treino verde seria benéfico para o grupo e para a sua coesão. Pediu-o, e foi-lhe concedido.

Como um trovão de Brest

Quanto aos bretões, estão nas nuvens. Três vitórias, um empate e uma derrota em cinco jogos e um merecido segundo lugar no campeonato. Os homens de Eric Roy têm a oportunidade de manter o ritmo e ir em busca da segunda vitória em casa nesta temporada, após a vitória na primeira jornada contra o Sang et Or.

"A confiança da equipa aumentou bastante", explicou o treinador em conferência de imprensa. "Precisamos de continuar a trabalhar para nos prepararmos para períodos mais complicados. É a solidariedade do grupo que nos ajudará a superar isso. Os jogadores dão-se bem e todos sorriem, mas preparamos as partidas com seriedade e humildade".

Sim, o Stade Brestois é uma equipa que joga acima de tudo pela sobrevivência. E, apesar do início de temporada impressionante, é preciso manter a cabeça fria e lembrar que o Brest está na Ligue 1 para permanecer nela por mais uma temporada. E contra o Lyon no sábado, o Brest pode esperar algumas surpresas, já que a tática de Fabio Grosso ainda não é conhecida pelos seus colegas.

"Que equipa e que sistema o Olympique Lyonnais vai utilizar... não sabemos. Os jogadores terão de analisar e adaptar-se ao sistema de jogo. Já disse aos jogadores que vão ter muita motivação na frente com a mudança de treinador".

O objetivo é simples: conquistar pontos contra uma equipa em dificuldades. Mas, como se diz, cuidado com o leão ferido.