Jarosław Królewski, presidente do Wisła Cracóvia, é reconhecido pela utilização de dados na gestão do clube, na análise dos jogadores e, agora, em parceria com a empresa VML, vai analisar também os adeptos presentes no estádio.
O Lucky Fan Index, baseado em inteligência artificial, pretende avaliar se a presença de um adepto específico no estádio traz sorte ou azar ao clube. Por exemplo, se esteve num jogo em que a equipa venceu por uma margem significativa ou se o golo da vitória foi marcado nos minutos finais, o seu "nível de sorte" vai aumentar. Pelo contrário, se durante a sua visita ao estádio o clube perdeu ou algum jogador sofreu uma lesão grave, a IA vai reduzir o seu índice.
O funcionamento do Lucky Fan Index assenta num algoritmo avançado que analisa mais de 200 métricas de jogo e cruza-as com a presença de cada adepto no estádio. O sistema avalia não só o resultado, mas também a qualidade do desempenho da equipa – ataque, defesa, controlo do jogo e momentos decisivos – durante o tempo em que o adepto apoiou a equipa nas bancadas.
Esta inovação pretende envolver ainda mais os adeptos, incentivando-os a marcar presença no estádio, nomeadamente para melhorar o seu "nível de sorte". Para os adeptos com valores elevados, estão previstas recompensas. Já aqueles que "trazem azar" vão receber descontos em artigos do clube, para trocarem cachecóis e camisolas que não são afortunados por novos, possivelmente mais favoráveis à equipa.
"Analisámos os perfis de quase um quarto de milhão de adeptos e a sua presença nos jogos em que fomos anfitriões, bem como os resultados em campo, com base em mais de 100 dimensões. Isto demonstra até que ponto hoje se pode recorrer aos dados. Os nossos adeptos são únicos, este tipo de iniciativas permite-nos compreendê-los melhor, mas mostra objetivamente as nossas capacidades tecnológicas", afirma Jarosław Królewski, presidente do Wisła Cracóvia.
"O desporto é, acima de tudo, entretenimento. Com o Lucky Fan Index conseguimos captar uma dimensão até agora impossível de medir, tornando os espectadores participantes reais no jogo da sua equipa", diz Piotr Osiński, Chief Creative Officer da VML.
Os adeptos do Wisła Cracóvia vão poder consultar, numa aplicação especial, como está o seu Lucky Fan Index após cada jogo em casa. Foram definidos vários níveis: de 1 a 15 pontos – Novato, 16-30 – Estrela Emergente, 31-45 – Coração das Bancadas, 46-60 – Alma Fiel, 61-75 – Estrela Sortuda, 76-90 – Adepto Inquebrável, 91-100 – Lenda da Estrela Branca.
