Com 38 anos, João Gião vai ter assim a primeira experiência como treinador principal. Esta época começou como adjunto de César Peixoto no Moreirense, mas não seguiu para o Gil Vicente com o antigo lateral.
"O Sporting é, não de agora, uma referência no futebolde formação. Isso é inegável. A exigência passa por dar continuidade ao que de bom tem sido feito na formação de jovens para o alto rendimento e para patamares de topo do futebol mundial”, disse, em declarações reproduzidas pelo site dos leões.
Com uma carreira já longa, João Gião passou pelas equipas técnicas de Atlético CP, Sacavenense, Pinhalnovense, Melaka United (Malásia), Académica, Bordéus (França), Grasshoppers (Suíça) e Lausanne-Sport (Suíça), além dos já mencionados. Trabalhou ainda na seleção de Guiné-Bissau em 2016 e 2017.

“Esta etapa surge numa linha de continuidade e com alguma naturalidade. Desenvolvi tarefas diversas em várias equipas técnicas, em contextos nacionais e internacionais. Experienciei também contexto de futebol de formação,enquanto coordenador técnico em clubes portugueses e europeus”, afirmou.
A equipa B do Sporting encontra-se na luta pela subida à Liga 2 e ocupa atualmente o 2.º lugar, com os mesmos nove pontos do Belenenses. A formação verde e branca defronta o Amarante no dia 30 de março, naquele que será o encontro de estreia de João Gião.
"Há vários jogadores a chegar das selecções jovens e não teremos muito tempo para preparar o jogo. Mas esse é o dia a dia de uma equipa B. Estes contextos internacionais onde os jogadores estão inseridos são fantásticos para o seu desenvolvimento. Nessa linha de raciocínio, há muitos atletas integrados também na equipa A. Portanto, tentaremos preparar o jogo de domingo da melhor forma, sabendo destas condicionantes perfeitamente naturais", abordou.

“A equipa B tem como principal objectivo servir a equipa A, com os jogadores o mais possível preparados para nela se afirmarem. Depois, e logicamente, num Clube como este a mentalidade passa por entrar para ganhar em todos os jogos. É essa a exigência que vamos colocar aos atletas”, concluiu o novo treinador do Sporting B.