Oficial: José Vala deixa comando técnico do Caldas, dez anos depois

José Vala fez um total de 305 jogos como treinador do Caldas
José Vala fez um total de 305 jogos como treinador do CaldasCaldas Sport Clube

José Vala, treinador de 53 anos, deixou oficialmente o comando técnico do Caldas, colocando um ponto final numa ligação de 10 anos ao emblema do Oeste.

Recorde-se que, em dezembro, após a polémica da mudança de estádio para a receção ao SC Braga, nos oitavos de final da Taça de Portugal, José Vala tinha aberto a porta à saída do comando técnico. Agora, a decisão é definitiva e oficial, comunicada pelas duas partes.

A época negativa do Caldas, que vai em nove derrotas consecutivas na Série B da Liga 3, onde ocupa o 8.º lugar, acabou por ajudar a este desfecho.

Os últimos resultados do Caldas
Os últimos resultados do CaldasFlashscore

No total, foram 305 jogos pelo Caldas, com destaque para a histórica ida às meias-finais da Taça de Portugal, em 2018. 

"Ficar é um ato de amor. Ficar enche-nos de esperança, de garra e de ambição. Mas, às vezes, sair é um ato de amor ainda maior. Sair, quando se gostava de poder ficar, dói. Sente-se o peso da despedida refletido no rosto de quem partilha um balneário há anos ou de quem encontrou nele, mais recentemente, um refúgio. Sair espelha — e espalha — a dor de deixar para trás um legado incomparável. E é por isso que sair é uma decisão repleta de coragem, de força e, acima de tudo, de amor", começou por escrever o clube nas redes sociais.

"O Mister José Vala permaneceu ligado ao Caldas Sport Clube por mais de 10 anos, como atleta e como treinador. Ficou por amor. Perante todas as possibilidades, ficou sempre movido por um amor desmedido ao brasão que o acompanha.Hoje, apresentou à Direção do Caldas SC a decisão irreversível de deixar o comando da equipa técnica.Sai por amor. Sai pelo amor profundo que sente por este clube e porque não suporta a ideia de o ver sofrer. Sai porque sente que proteger o Caldas é o maior ato de lealdade que lhe pode demonstrar. Sai, ainda que doa, por entender que o clube está acima de qualquer nome, cargo ou legado. E isso é amor. Dez anos não cabem em palavras e, por isso, não há texto que lhes faça plena justiça. Esta história, redigida por vezes em linhas tortas, será, no fim, escrita a direito. E sabemos que o Mister estará lá, por amor, a aplaudi-la", acrescentou o clube.

Também José Vala recorreu às redes sociais para se despedir do Caldas.

"Tudo tem o início e um fim. No caso desta história o início foi no dia 1 de julho de 2016 e o fim, no dia 17 de janeiro de 2026... 9 anos e 6 meses. Sem enunciar ninguém, porque com toda a certeza, não me ía lembrar de todos, apenas deixo o meu agradecimento à instituição, Caldas Sport Clube, por me ter permitido estar tantos anos na "minha cadeira de sonho". Não é o fim desejado, mas resulta de uma avaliação e análise completamente consciente e pensada em prol do melhor para todos. OBRIGADO", escreveu o treinador de 53 anos.