O australiano de 26 anos tornou-se, em 2021, o único jogador masculino assumidamente gay a atuar numa principal liga mundial, recebendo elogios de todo o desporto pela sua coragem.
Várias estrelas do futebol internacional, incluindo Antoine Griezmann, Marcus Rashford, Raphael Varane, Gerard Pique e David de Gea manifestaram publicamente o seu apoio na altura.
Cavallo já tinha elogiado o Adelaide United, que compete na principal divisão australiana, a A-League, por proporcionar "um espaço seguro no futebol", tendo pedido o seu companheiro em casamento no relvado em 2024.
No entanto, numa longa publicação nas redes sociais, alegou que as oportunidades de jogar nos seus últimos anos no clube foram "bloqueadas" devido à sua orientação sexual.
"Demorei algum tempo a digerir a forma como terminou a minha passagem pelo Adelaide United, mas penso que os adeptos merecem honestidade", afirmou Cavallo, que deixou o clube em maio após ter tido poucos minutos nas duas últimas épocas.
"A minha saída do clube nada teve a ver com futebol. As decisões foram tomadas por pessoas com poder que bloquearam as minhas oportunidades, não por falta de talento, mas por causa de quem escolho amar. Com a nova direção, ficou claro que não me era permitido jogar por motivos políticos. Custou-me perceber que o meu próprio clube era homofóbico", atirou.
Cavallo, que agora representa o Stamford, clube fora das ligas profissionais em Inglaterra, afirmou que a experiência o fez questionar se assumir-se tinha sido a decisão certa.
"Era precisamente este o receio que tinha ao assumir-me, ver o preconceito a afetar a minha carreira nos dias de hoje. Pela primeira vez, questionei-me se não teria sido melhor manter a minha orientação sexual em segredo", disse.
Entretanto, o Adelaide United rejeitou veementemente as acusações.
"O clube está extremamente desapontado com as afirmações feitas e rejeita categoricamente as alegações, incluindo qualquer sugestão de que o Adelaide United seja homofóbico", referiu em comunicado.
"Todas as decisões relativas à escolha da equipa são tomadas exclusivamente com base em critérios desportivos. O Adelaide United sempre se comprometeu a promover um ambiente inclusivo para jogadores, funcionários e adeptos, e continuamos orgulhosos do nosso trabalho contínuo na promoção da inclusão no futebol", completou.
