Com 14 anos e 312 dias, Pearson superou o recorde anterior de Ischia Brooking, que se estreou com 14 anos e 347 dias em 2023, e ultrapassou também a capitã das Matildas, Sam Kerr, que jogou pela primeira vez aos 15 anos em 2008.
Kerr manteve o recorde durante quase 15 anos, depois de se estrear na A-League pelo Perth Glory com 15 anos e 45 dias, até Talia Younis o bater em 2023, ao estrear-se pelos Western Sydney Wanderers com 14 anos e 361 dias.
Pearson, nascida a 24 de dezembro de 2010, juntou-se este ano ao Sydney, cinco vezes campeão. A destacar a diferença geracional na competição, a sua estreia foi frente a Melissa Barbieri, a jogadora mais velha da Liga.
"Estou exausta neste momento, mas agradeço a todos os que acreditaram em mim, que me deram esta oportunidade, e estou muito grata por termos conquistado um ponto," disse Pearson.
O treinador principal, Ante Juric, afirmou que Pearson demonstra uma maturidade notável para a sua idade. "Ficámos muito impressionados com a sua evolução nos treinos, e esta noite mostrou que está mais do que preparada para lidar com o momento," acrescentou.
O Sydney, que ocupa a 2.ª posição na Liga, defronta o Adelaide United a 8 de novembro.
