Oficial: Giancarlo Italiano demite-se do cargo de treinador do Wellington Phoenix

Ex-treinador do Wellington Phoenix, Giancarlo Italiano
Ex-treinador do Wellington Phoenix, Giancarlo ItalianoProfimedia

O treinador do Wellington Phoenix, Giancarlo Italiano, apresentou a demissão imediatamente após uma humilhante derrota por 5-0 frente ao Auckland no dérbi da Nova Zelândia disputado este sábado para o campeonato, numa partida em que um autogolo do guarda-redes Josh Oluwayemi abriu caminho para uma exibição desastrosa em casa.

Recorde as incidências do encontro

O inglês Oluwayemi saiu da sua área ao minuto 24 para tentar intercetar um alívio longo, mas calculou mal a trajetória da bola e cabeceou-a para dentro da própria baliza.

O Auckland marcou mais três golos em apenas três remates à baliza, chegando ao intervalo a vencer por 4-0. Italiano substituiu Oluwayemi ao intervalo, mas o Auckland confirmou o triunfo, ampliando a série sem vitórias do Wellington para cinco jogos.

Italiano, que estava no comando desde abril de 2023, anunciou a sua demissão na conferência de imprensa após o jogo, assumindo total responsabilidade pela derrota e pelo mau desempenho do Wellington esta época, com o clube na 10.ª posição entre as 12 equipas da Liga.

"O pior que se pode fazer é perder contra estes tipos", afirmou Italiano. "Não sou grande fã do Auckland, não gosto da forma como atuam, mas não se pode perder contra rivais assim. É inadmissível em qualquer parte do mundo".

"Assim que concedemos, penso que ficámos bastante abalados, com facilidade. Isso é algo que simboliza a equipa esta época... independentemente de o Joshy ter cometido alguns erros na baliza, fui eu que o escolhi".