Todos os anos, surgem na Europa um ou mais nomes como goleadores emergentes, surpreendentes e inesperados. Franko Kovacevic é o principal candidato a esse estatuto nesta época. O avançado do Celje lidera a lista de marcadores da Liga Conferência e soma mais golos (25) do que jogos disputados (22) em todas as competições.
Nas duas jornadas já realizadas da prova, já marcou um bis e um hat-trick. Apontou os três golos da sua equipa frente ao AEK de Atenas (3-1) e os dois que os eslovenos conseguiram na visita ao Shamrock Rovers. Mas a sua eficácia diante da baliza vai muito além destas duas primeiras datas da fase de liga.

Kovacevic só tem menos golos do que jogos disputados na Liga Eslovena. Nas restantes competições, marcou o mesmo número ou até mais. É o matador do país com 11 golos em 12 jornadas. Além disso, marcou quatro em quatro jogos da qualificação para a Liga Europa, cinco em dois na qualificação para Liga Conferência e dois no único encontro que disputou esta época na Taça.
Esta é a primeira temporada do croata no Celje depois de várias passagens pelo mapa futebolístico mundial. Saiu da formação do Rijeka para a do Hajduk Split. O Rudes pagou 300.000 euros por ele em 2019 para depois o vender ao Hoffenheim, onde não chegou a estrear-se na equipa principal, fazendo apenas alguns jogos pela equipa B.
Após uma breve passagem pelo Cincinnati, na Major League Soccer, transferiu-se para o Pafos, onde só conseguiu marcar um golo em 28 jogos, antes de chegar pela primeira vez à Eslovénia. No Domzale, viveu a sua melhor época com 14 golos em 33 jogos. Isso permitiu-lhe dar o salto para a Alemanha, onde jogou na Bundesliga 2 pelo Wehen Wiesbaden. Depois de marcar quatro golos em 23 jogos, voltou a fazer as malas, desta vez rumo à Ásia.
No Gangwon sul-coreano esteve nas duas temporadas anteriores à chegada ao Celje. Saiu da Coreia com cinco golos em 27 jogos para, sem o saber, aterrar no clube que mudaria a sua carreira. Às ordens de Albert Riera, está a nove golos de igualar os 34 que marcou em todos os clubes anteriores desde que se tornou profissional. E quem sabe se esta grande época não lhe valerá, pelo menos, uma presença na pré-convocatória da Croácia para o Mundial.
Pode ler esta e outras notícias da Liga Conferência no Besoccer
----------
