Mais

Da terceira distrital às competições europeias: o impressionante trajeto de Luís Freire

Luís Freire estreia-se esta quinta-feira nas competições europeias
Luís Freire estreia-se esta quinta-feira nas competições europeiasHUGO DELGADO/LUSA
Sevilha, Espanha, Benito Villamarín, 17:45. A data, hora e local estão marcados no calendário de Luís Freire desde que se conheceu o sorteio. O técnico de 39 anos jamais vai esquecer o dia 6 de março de 2025, marcado para sempre como o momento em que se estreia nas competições europeias.

Siga as incidências do encontro

Luís Freire é há já alguns anos um nome bem conhecido da nossa praça, mas ainda é um dos treinadores mais jovens da Liga Portugal. Com apenas 39 anos, o técnico continua a subir degraus num trajeto construído a pulso e que começou bem no fundo da escada do futebol português.

O histórico como jogador foi comum a muitos dos que leem este artigo (até de quem o escreve). Luís Freire, natural da Ericeira, era médio nas camadas jovens do Ericeirense e terminou a etapa de futebolista quando deixou de ter idade para representar os juniores da equipa da terra. Até aqui tudo normal.

Luís Freire levou o Ericeirense a duas subidas de divisão
Luís Freire levou o Ericeirense a duas subidas de divisãoEriceirense

O começo na terceira distrital

Só que não há idade para o bichinho do futebol. Terminado o trajeto como futebolista de formação, Luís Freire rapidamente entrou no mundo do treino, primeiro como adjunto de crianças de 12 anos no Juventude de Évora e depois na equipa principal do Mafra, por onde também tinha passado como jogador. O objetivo passou a ser outro - tornar-se treinador principal.

Em 2012/13, com apenas 27 anos, assumiu o cargo na equipa principal do seu Ericeirense e celebrou a primeira subida de divisão da carreira, terminando em 2º lugar na 1.ª divisão distrital de Lisboa, equivalente ao sétimo escalão do futebol português. Na temporada seguinte, na Divisão de Honra, falhou a promoção por cinco pontos, terminando um lugar abaixo da zona de subida, feito que acabou por atingir na temporada seguinte. Resumo: três épocas, duas subidas.

Com 29 anos, Luís Freire era já um treinador ambicioso e de projeto, por isso aceitou o convite para continuar na Divisão de Honra, mas como treinador do Pêro Pinheiro, que tinha acabado de descer, e foi assim que, no espaço de duas épocas, conseguiu mais duas subidas, levando o conjunto de Sintra até ao Campeonato de Portugal pela primeira vez na história.

A fama do técnico na região começou a espalhar-se  e fez com que Luís Freire desse um salto considerável para um clube que conhecia de uma ponta a outra, o Mafra, então no Campeonato de Portugal. Com apenas 32 anos, esteve uma temporada no conjunto do Oeste, o suficiente para conseguir a quinta subida da carreira!

Luís Freire subiu de divisão com o Nacional
Luís Freire subiu de divisão com o NacionalCD Nacional

Da sétima subida à Liga Portugal

Os tempos de treinador de distrital ficaram para trás rapidamente e a trajetória ascendente de Luís Freire atingiu um patamar nacional, com a chegada à Liga 2 para treinar o Estoril Praia, que tinha acabado de ser despromovido na Liga Portugal. Foi aí que Luís Freire percebeu que o caminho não é feito sempre a subir, pelo que, ao fim de 24 jogos e com a equipa canarinha em 4º lugar, decidiu apresentar a demissão, não sem antes de destacar com uma vitória (1-2) em Alvalade, frente ao Sporting, num jogo em que lançou Matheus Nunes.

Pela primeira vez na carreira, Luís Freire não terminou a época num clube, mas isso não fez com que perdesse mercado, pelo contrário. O futebol positivo e as metodologias do técnico fizeram com que, na altura com 33 anos, fosse a aposta do Nacional para a subida de divisão e foi assim que conseguiu a sua sexta promoção, chegando à Liga Portugal na época 2019/20, apenas nove temporadas depois de começar a sua trajetória na terceira divisão distrital de Lisboa.

Chegando ao primeiro escalão, fazemos fast forward, parando apenas no momento em que foi despedido com o Nacional em posição de descida à Liga 2, consumando-se assim a primeira e até agora única despromoção da carreira de Luís Freire.

Luís Freire foi campeão da Liga 2 no Rio Ave
Luís Freire foi campeão da Liga 2 no Rio AveLiga Portugal

As debilidades do plantel ajudaram a manter a reputação do treinador incólume, por isso a aposta do Rio Ave para voltar à Liga Portugal pareceu imediatamente certeira e revelou-se assim mesmo, com Luís Freire a subir pela sétima vez na carreira, desta vez como campeão da Liga 2. Em Vila do Conde, lidou com uma série de adversidades, mas acabou por conseguir estabilizar a equipa na Liga Portugal apesar de o clube ter ficado proibido de contratar jogadores durante duas janelas consecutivas.

Jogo 100 na Liga e a estreia europeia

Aos 39 anos, Luís Freire é já um nome consolidado entre os treinadores portugueses, tendo celebrado recentemente a marca dos 100 jogos na Liga Portugal. 

Após deixar o Rio Ave, não demorou a encontrar um novo clube e até a dar um salto na carreira chegando assim muito perto do topo do futebol português. No Vitória SC, o técnico natural da Ericeira encontrou um clube a precisar de um novo rumo depois da passagem curta de Daniel Sousa e da venda de vários jogadores importantes, mas o desafio era demasiado interessante para rejeitar.

Menos de dois meses depois de chegar a Guimarães, Luís Freire vai já estrear-se nas competições europeias na partida frente ao Betis. "Mais um jogo", nas palavras do treinador, mas também mais um grande passo numa trajetória cada vez mais rara no futebol nacional e internacional.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore