O Santa Clara deu a volta à eliminatória nos Açores e venceu (2-0) o Varazdin para consegui o apuramento para a 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência. Vinícius Lopes (5') marcou cedo e esteve na jogada do golo de Gabriel Silva (68') que confirmou a passagem à ronda seguinte. Os açorianos vão defrontar
Recorde as incidências do encontro
O resultado da primeira mão (2-1) fez com que o Santa Clara regressasse aos Açores com algumas nuvens, mas toda a gente sabe como é o tempo no arquipélago. De manhã chove, à tarde faz sol. E esta foi uma tarde solarenga em Ponta Delgada. Os adeptos aderiram à chamada para um dia especial, afinal de contas não é assim tão habitual ver futebol europeu em São Miguel, e o Santa Clara não desiludiu.

Depois da entrada em falso na Croácia, a equipa de Vasco Matos mostrou que coletiva e individualmente é muito superior ao último 4.º classificado do campeonato croata. E mostrou-o do início ao fim, quase literalmente.
A melhor forma de responder a um mau resultado na primeira mão é marcar cedo e foi isso que aconteceu. Logo aos 5 minutos, Vinícius Lopes ficou à entrada da área depois de um pontapé de canto e aproveitou uma sobra para empatar a eliminatória com um golo de pé esquerdo. Um belo remate, diga-se.
Motivado pelo golo, o conjunto açoriano estava cheio de vontade de chegar rapidamente ao 2-0 para virar definitivamente a eliminatória, mas a época ainda vai no início e a meio do primeiro tempo as pernas lembraram-se disso mesmo. O Santa Clara viu-se forçado a baixar o ritmo. Uma espécie de recarregar baterias ao estilo Fórmula 1.
A ida para os balneários serviu para ativar o carregamento rápido e trouxe de volta a melhor versão do conjunto de Vasco Matos. Faltava, no entanto, o mais rápido dos açorianos. Gabriel Silva, muito apagado até ao momento, ligou o DRS e chegou a tempo para aproveitar um remate de Vinícius Lopes, que já tinha feito uma ultrapassagem ao defesa croata antes de obrigar Zelenika a defender para o seu lado direito.
O mais difícil estava feito, mas foi feito a tempo. Depois do 2-0 que transformou a eliminatória em 3-2 favorável aos açorianos, a equipa de Vasco Matos jogou com o tempo (e com os apanha-bolas) e apurou-se para a ronda seguinte, ficando mais perto de uma presença história na fase de liga de uma competição europeia.
Homem do jogo Flashscore: Vinícius Lopes (CD Santa Clara)