Mais

Liga Conferência: O brilhante registo do Vitória SC e outros números relevantes da última jornada

Os jogadores do Vitória SC após o empate com a Fiorentina
Os jogadores do Vitória SC após o empate com a FiorentinaMARIUS SIMENSEN / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
A Liga Conferência chegou ao fim do ano, com a fase principal a terminar na quinta-feira. Depois de uma noite dramática, aqui está um dado de cada jogo da sexta e última jornada, que confirmou o Vitória SC como segundo classificado, só atrás do Chelsea.

11 - O APOEL empatou em casa com o Astana em 1-1, com ambas as equipes terminando com 10 homens. O clube cipriota conquistou 11 pontos na fase principal, o segundo maior número da história. Na campanha de 2016/17, conquistou mais um ponto no seu grupo da Liga Europa. O Astana, que precisava de uma vitória, está eliminado.

6 - Os golos têm sido difíceis de marcar para o Betis, que eliminou o HJK da Europa com uma vitória em casa por 1-0. Das 24 equipas que passaram desta fase, apenas o Borac Banja Luka (4) marcou menos do que os seis golos do Betis. O clube espanhol também marcou vários gols apenas uma vez nos seis jogos.

4 - O Omonoia Nicosia garantiu a vaga nos playoffs da fase de mata-mata com um empate com o Borac Banja Luka, que também se juntou a ele com o resultado. No entanto, o primeiro vai querer melhorar a sua forma fora de casa: é a única equipa na fase principal que não marcou fora de casa. Foi também o quarto jogo europeu consecutivo em que não sofreram golos fora de casa.

9 - O Celje conseguiu segurar o The New Saints por 3-2 em casa para garantir a vaga na fase a eliminar. Com a vitória, o Celje aumentou o seu registo para nove jogos continentais em casa sem perder. O clube é uma das 13 equipas que disputam pela primeira vez os oitavos de final de uma competição de clubes da UEFA.

1 - O Cercle Brugge negou ao Istambul Basaksehir um lugar entre os 24 melhores, com o jogo a terminar 1-1 na Bélgica. Naquele que foi o seu 10.º jogo europeu em casa, esta foi a primeira vez que o Cercle empatou. Esse ponto, somado a outros resultados, foi suficiente para que o Groen-Zwart terminasse entre os oito primeiros e se classificasse diretamente para os 16 avos de final.

26 - O Chelsea encerrou uma fase de grupos perfeita, com a vitória por 5-1 sobre o Shamrock Rovers, que levou os Blues a terminarem na liderança da Liga Conferência. Os 26 golos marcados nesta fase são o máximo de sempre numa fase de grupos da competição.

7 - A vitória do Djurgarden por 3-1 sobre o Legia Varsóvia garantiu a classificação direta dos suecos para os oitavos de final. Apesar da derrota, os polacos também evitaram os play-offs da fase eliminatória. Além disso, naquele que foi o seu sétimo confronto contra o adversário sueco, esta foi a primeira vez que o Legia não saiu vitorioso, depois de ter vencido os seis primeiros jogos.

36 - Apesar de já saber que estava eliminado na quinta-feira, o Petrocub não deixou de fazer uma boa campanha. O empate (2-2) com o Hearts significou a eliminação do clube escocês da Europa, que perdeu por causa dos golos marcados. O Petrocub terminará em 36.º lugar, devido aos resultados de outras partidas. É uma das duas equipas - a outra é o LASK - a não ganhar nenhum jogo na fase de apuramento de campeão.

18 - O Heidenheim e o St. Gallen empataram a um golo, o que foi suficiente para o clube da Bundesliga terminar nos 16 primeiros e ficar apurado para o sorteio da fase a eliminar da Liga Conferência. O golo sofrido foi o 18.º do St Gallen na fase principal, o maior de todas as equipas.

2 - O Jagiellonia Bialystok e o Olimpija Ljubljana não conseguiram marcar golos num empate sem golos na Polónia, o que fez com que ambos os clubes perdessem a oportunidade de terminar entre os oito primeiros. No entanto, a equipa eslovena fez história ao não sofrer golos consecutivos em jogos europeus fora de casa pela primeira vez.

3 - O Larne conseguiu a maior surpresa da ronda ao derrotar o Gent por 1-0 em Belfast. Naquela que foi a primeira vitória do clube da Irlanda do Norte numa competição da UEFA propriamente dita, significou também que o seu adversário perdeu os três jogos fora de casa na fase de apuramento de campeão. É a primeira vez que o Gent perde os três jogos fora de casa na fase de grupos da Liga Conferência, embora já o tenha feito por duas vezes na Liga Europa.

10 - O outro clube a ficar sem vencer na fase de grupos da Liga Conferência, o LASK, empatou (1-1) com o Vikingur Reykjavik, pondo fim à péssima campanha dos austríacos na competição continental. O LASK, que não conseguiu vencer nenhum jogo europeu na presente temporada, disputou oito partidas (incluindo as eliminatórias). Desde a época passada, são 10 jogos sem vencer nas competições europeias de clubes.

8 - A primeira participação europeia do Pafos continua a impressionar. Com um golo no último minuto, o emblema cipriota empatou (2-2) com o Lugano, um resultado bastante sólido para o líder do campeonato cipriota. Mais impressionante ainda é o facto de o Pafos ter marcado oito golos fora de casa na fase de apuramento para o campeonato, apesar de ter perdido os quatro jogos da fase de qualificação como visitante. Somente o Chelsea (9) marcou mais golos fora de casa neste ano.

21 - Numa partida emocionante, o Molde saiu duas vezes atrás no marcador e conseguiu vencer o Mlada Boleslav por 4-3 no início dos acréscimos do segundo tempo. Os noruegueses avançaram para a fase a eliminar às custas dos adversários checos. Os 21 remates do Molde neste jogo foram o maior número de remates em qualquer um dos jogos da Liga da Conferência esta época.

0 - O Panathinaikos conseguiu três vitórias consecutivas para encerrar a sua campanha na fase de grupos da Liga Conferência. A última foi a goleada de 4-0 sobre o Dinamo Minsk, já eliminado. O antigo finalista da Taça dos Campeões Europeus foi a única equipa que não sofreu golos durante a segunda metade da fase de apuramento, subindo para o 13.º lugar na classificação final.

5 - O Rapid Viena impressionou no seu confronto, vencendo o Copenhaga por 3-0 em casa e terminando em quarto lugar na fase de classificação. Assim, os dois finalistas da Taça dos Vencedores da Taça UEFA entram diretamente nos oitavos de final. O Rapid também terminou a fase principal com apenas cinco golos sofridos - o menor número, juntamente com Chelsea, Legia, Jagiellonia e Betis.

19 - O TSC Backa Topola vai disputar pela primeira vez uma eliminatória na Europa, depois de ter conseguido uma reviravolta notável no final do jogo para vencer o Noah por 4-3. O Backa Topola é a terceira equipa da Sérvia a passar com sucesso uma fase de grupos continental, juntamente com os gigantes de Belgrado: Estrela Vermelha e o Partizan. Os últimos quatro jogos da fase de grupos, onde o TSC conquistou os seus sete pontos, foram bastante dramáticos. Foram marcados 19 golos nesses jogos, com o TSC a marcar 10 e a sofrer nove.

12 - O Vitória SC juntou-se ao Chelsea como a única outra equipa a terminar a fase principal sem qualquer derrota. O empate em casa com a Fiorentina (1-1 ) garantiu ao clube português o segundo lugar. No entanto, incluindo as eliminatórias, o Vitória é a única equipa da UECL que ainda não perdeu na Europa, com 12 jogos sem perder (10 vitórias e dois empates).