O Rayo Vallecano regressa a uma competição europeia 24 anos depois e estreia-se no seu estádio. Um recinto criticado pelo seu estado quase precário, mas que tem evidenciado o seu brilho pela Europa, em que jamais sofreu uma derrota.
Siga o Rayo Vallecano - Shkendija no Flashscore
Começa o sonho do Rayo Vallecano pela Europa. O conjunto de Íñigo Pérez estreia-se esta quinta-feira frente ao Shkëndija da Macedónia do Norte, naquele que será o seu regresso às competições europeias após 24 anos de espera. Além disso, fá-lo-á em Vallecas, o seu estádio, que lhe traz muito boas recordações nestas competições.
A última vez que os franjirrojos participaram em competições europeias foi na época 2000/01. Nessa altura, e depois de se terem qualificado graças a uma vaga extra atribuída pela UEFA por "Fair Play", os então orientados por Juande Ramos chegaram aos quartos de final do que hoje se conhece como Liga Europa. Aí caíram perante outro espanhol, o Alavés.
Apesar de terem vencido a segunda mão por 2-1, o 3-0 da primeira mão pesou mais. Foi a segunda derrota da sua história na Europa. A primeira aconteceu nesse mesmo ano frente ao Viborg dinamarquês, também fora de casa.
O Rayo disputou um total de 14 jogos em competições europeias. O seu registo é de 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. E o que é ainda mais notável: jamais perdeu em Vallecas (7 jogos, com 6 vitórias e 1 empate). Um estádio que roça a precariedade das suas instalações para uma equipa de elite, mas que mostra o seu maior luxo e brilho pela Europa.