Mais

Liga Conferência: Shamrock Rovers inverte desvantagem e encontra Santa Clara no play-off

Irlandeses no caminho do Santa Clara
Irlandeses no caminho do Santa ClaraČTK / imago sportfotodienst / ©INPHO/Ryan Byrne
O Shamrock Rovers defrontará o Santa Clara no play-off da Liga Conferência de futebol, após afastar o Ballkani na terceira pré-eliminatória, que qualificou o Differdange e arredou o Ararat-Armenia, dos treinadores portugueses Pedro Silva e Manuel Tulipa, respetivamente.

Em Dublin, os irlandeses do Shamrock Rovers golearam os kosovares do Ballkani (4-0), com golos de Rory Gaffney, aos 45+1 e 48 minutos, de Joshua Honohan, aos 55, e de Graham Burke, aos 67, para inverterem a derrota tangencial sofrida na primeira mão (1-0).

Ao eliminar o Ballkani das provas europeias, o Shamrock Rovers marcou encontro nos play-offs da Liga Conferência com o Santa Clara, que empatou na receção aos norte-irlandeses do Larne (0-0), gerindo os três golos de vantagem alcançados há uma semana.

Santa Clara e Shamrock Rovers vão defrontar-se em 21 e 28 de agosto, com a primeira mão em Ponta Delgada e o segundo encontro em Dublin, sendo que os açorianos buscam uma inédita qualificação para a fase principal de competições continentais de clubes.

Na próxima fase também vão estar os luxemburgueses do Differdange, de Pedro Silva, que inverteram a derrota inaugural frente aos estónios do Levadia (3-2) com um triunfo fora (1-3, após prolongamento), tendo jogado contra 10 unidades na segunda parte do tempo extra e vencido com um penálti decisivo do francês Samir Hadji, aos 119 minutos.

O Differdange vai encontrar nos play-offs os kosovares do Drita, que foram relegados para a Liga Conferência, ao serem afastados na terceira pré-eliminatória da Liga Europa pelos romenos do FCSB.

Arredados das provas da UEFA estão os arménios do Ararat-Armenia, de Manuel Tulipa, que tinham sido goleados na semana anterior pelos checos do Sparta Praga (4-1) e voltaram agora a perder, desta vez pela margem mínima (1-2) e só no período de compensação, quando já alinhavam em inferioridade numérica, por expulsão do português João Queirós.

Nos restantes jogos da segunda mão da terceira pré-eliminatória, os turcos do Besiktas beneficiaram de uma assistência do internacional português Rafa Silva e de um golo do compatriota e suplente João Mário para ganharem com reviravolta na receção ao St. Patricks (3-2), arbitrada por António Nobre, volvida a goleada na República da Irlanda (4-1).

Samuel Teles assistiu o primeiro tento do Universitatea Craiova na derrota sofrida no terreno dos eslovacos do Spartak Trnava (4-3, após prolongamento), que não evitou a continuidade em prova dos romenos, face ao triunfo expressivo na primeira mão (3-0).

Igual contributo teve Diogo Pinto na vitória fora do Olimpija Ljubljana sobre os albaneses do Egnatia (2-4, ao fim de 120 minutos), desempatando o nulo registado na Eslovénia.

Os vencedores dos quatro duelos do caminho dos campeões e dos 26 do trajeto das ligas da terceira ronda preliminar qualificaram-se para os play-offs de acesso à fase de liga da quinta edição da Liga Conferência, que incluirão mais oito clubes.