Mais

Liga Conferência: Surpresa na Finlândia com o Ilves a bater o AZ Alkmaar (4-3)

Jardell Kanga, do Ilves, passa por Ro-Zangelo Daal, do AZ
Jardell Kanga, do Ilves, passa por Ro-Zangelo Daal, do AZOrange Pictures, Orange Pics BV / Alamy / Profimedia

O Ilves, da Veikkausliga finlandesa, surpreendeu o AZ, da Eredivisie, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência, vencendo a equipa neerlandesa por 4-3 em Tampere.

Ilves 4-3 AZ Alkmaar

O AZ, que chegou aos oitavos de final da Liga Europa do ano passado, antes de ser eliminado pelos futuros campeões Tottenham, deu a titularidade ao jovem prodígio Kees Smit no meio-campo, em vez de Sven Mijnans, que se recusou a treinar, já que a saga da transferência para o PSV mantinha a estrela do meio-campo presa.

O Ilves, líder da Veikkausliga e condenado à fase de qualificação para a Liga Conferência após a goleada de 6-0 sofrida diante do Shakhtar Donetsk, optou por um único avançado em vez do sistema de dois avançados do fim de semana passado, dando a titularidade a Maksim Stjopin em vez de Adeleke Akinyemi.

Classificação dos jogadores
Classificação dos jogadoresFlashscore

Uma grande falha do defesa-central do AZ Maxim Dekker deu ao avançado do Ilves Roope Riski uma oportunidade de ouro para marcar o primeiro golo. Um passe longo do defesa Matias Rale passou por cima da cabeça de Dekker, colocando Riski frente a frente com o guarda-redes Jeroen Zoet, que não teve resposta para o remate certeiro do avançado.

Oito minutos depois do golo de Riski, o avançado irlandês Troy Parrott voltou a colocar o AZ ao igualado ao Ilves, com um chapéu sobre o capitão do Ilves Otso Virtanen.

Uma grande oportunidade para Kees Smit, que ganhou o prémio de Melhor Jogador do Europeu Sub-19 deste verão, viu o jovem jogador atirar a bola contra o poste. Pouco depois, o companheiro de equipa Ernest Poku teve outra grande oportunidade, mas o veloz extremo atirou a bola para a bancada Z.

O AZ foi apoiado por 47 adeptos fora de casa em Tampere
O AZ foi apoiado por 47 adeptos fora de casa em TampereKIMMO BRANDT / EPA / Profimedia

O Ilves chegou ao intervalo em vantagem, com Vincent Ulundu a encontrar Riski na área e a ver o avançado cabecear com mestria a bola passar por Zoet, no segundo minuto dos descontos. 15 minutos depois do intervalo, Sven Mijnans teve os seus primeiros minutos da época, depois de substituir o capitão Jordy Clasie, e o jogador deu logo nas vistas, marcando o 2-2 três minutos depois de entrar em campo.

Outra falha defensiva, desta vez de Alexandre Penetra, fez com que o suplente Akinyemi passasse facilmente pela defesa do AZ e marcasse mais um golo a Zoet, que concedeu o seu terceiro da noite aos 68 minutos.

Os erros defensivos do Alkmaar continuaram a acumular-se quando Maxim Dekker não prestou atenção a um lançamento do Ilves e deixou Maksim Stjopin passar a bola a um solitário Marius Soderback, que bateu Peer Koopmeiners no um-para-um e colocou facilmente a bola no canto inferior direito.

Várias oportunidades do AZ não resultaram em golo e, depois de Saul Vaisanen desperdiçar mais uma grande oportunidade para o Ilves, o comprovado super-suplente Mexx Meerdink marcou mais um para o AZ, que lutou até ao fim mas perdeu por 4-3 em Tampere e tem tudo por fazer no jogo da segunda mão em Alkmaar.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore