Noah conquista vitória surpreendente na primeira mão
8 - Depois de jogar 78 minutos em inferioridade numérica, o KuPS Kuopio perdeu 0-2 em casa frente ao Lech Poznan no seu primeiro jogo da ronda de eliminação. A formação finlandesa, que só tinha uma vitória nos últimos oito jogos europeus, vai ter de superar-se na Polónia na próxima semana. Foi a oitava vez nesta época em que não conseguiu marcar qualquer golo.
11 - Apesar de desejar mais do que dois golos, o Lech está satisfeito com a posição em que se encontra. Os golos de Antoni Kozubal e Taofeek Ismaheel garantiram o triunfo aos visitantes, que já tinham chegado aos quartos de final na sua única presença anterior na fase de eliminação da Liga Conferência. O Lech marcou em cada um dos últimos 11 jogos fora de casa.
10 - Poucos imaginariam que a única equipa a vencer em casa na noite seria o Noah. Os arménios conseguiram um improvável triunfo por 1-0 frente ao AZ Alkmaar, dando-lhes uma hipótese realista de seguir em frente. Na sua quarta participação em competições continentais, o Noah alcançou a décima partida sem sofrer golos, nove delas em casa.
12 - O AZ vai ter de recuperar de uma desvantagem, algo que não esperava. A equipa neerlandesa não tem convencido na Europa esta época, sendo esta a quarta derrota. O registo em casa é irrepreensível, mas fora de portas tudo muda. O AZ já concedeu 12 golos em jogos fora em 2025/26, incluindo a qualificação.
7 - Sigma Olomouc e Lausanne-Sport empataram 1-1 na República Checa, deixando tudo em aberto para o jogo da segunda mão. O golo inaugural de Nathan Butler-Oyedeji para os visitantes foi anulado por Danijel Sturm numa partida em que os anfitriões tiveram as melhores oportunidades. Foi a sétima vez na história europeia do Sigma que participaram num jogo com resultado de 1-1.
5 - O Lausanne saiu do jogo mais satisfeito do que o adversário. Apesar de terem sido superados em remates por 21-9, a equipa suíça manteve-se firme no empate – embora lamentem ter perdido a vantagem. Os bleu et blanc continuam sem vencer uma equipa checa, já em cinco jogos (0-3-2).
14 - Outra equipa que ficou bastante satisfeita com a noite foi o Zrinjski, que conseguiu empatar com o Crystal Palace num surpreendente 1-1 na Bósnia. O golo de Karlo Abramovic 10 minutos após o intervalo anulou o tento de Ismaila Sarr. A equipa de Mostar continua como outsider, mas pode sonhar um pouco. Foi a 14.ª vez que empataram um jogo europeu em casa.
2 - O Palace regressa a casa sem a vitória esperada, algo que já aconteceu algumas vezes na Liga Conferência. Apesar de terem 71% de posse de bola, os Eagles não conseguiram desbloquear o jogo. É a segunda vez que não vencem um duelo continental em que estiveram em vantagem.
Fiorentina impressiona, Celje vence nos instantes finais
24 - Foi um desaire para o Drita, que recuperou de dois golos de desvantagem frente ao Celje, mas acabou por conceder um golo já em tempo de compensação e perder 2-3. Depois de estar a perder 0-2 ao intervalo, o clube do Kosovo quase conseguiu dar a volta na segunda parte. Isto pode dar-lhes esperança para o decisivo jogo da próxima semana. O golo aos 90+4' foi o 24.º que o Drita concedeu esta época.
4 - O Celje voltou finalmente às vitórias após três jogos sem vencer no final da fase de liga. O trabalho está longe de terminado, algo que os eslovenos sabem bem. Tal como na época passada, conseguiram vencer fora nesta fase. O Celje soma agora quatro triunfos fora de casa na Liga Conferência esta temporada, incluindo qualificação.
9 - O Jagiellonia não registou qualquer remate enquadrado com a baliza ao perder 0-3 frente à Fiorentina. As aspirações de chegar aos oitavos de final pelo segundo ano consecutivo parecem agora bastante remotas para o conjunto polaco, que terá de fazer algo extraordinário para eliminar os italianos. A derrota pôs fim à sequência de nove jogos a marcar em casa.
30 - A Fiorentina pode estar a passar dificuldades esta época, mas esta vitória representa um enorme impulso. Luca Ranieri, Rolando Mandragora e Roberto Piccoli marcaram os golos para os Viola, que estão a caminho de se qualificar para os oitavos de final pela quarta época consecutiva. O triunfo de quinta-feira foi o 30.º da Fiorentina na história da Liga Conferência.
6 - O golo de Daniel Adu Adjei a quatro minutos do fim foi o único a separar o Omonoia do Rijeka, com os croatas a vencerem 0-1. Terminaram o jogo em inferioridade numérica, algo que os cipriotas não conseguiram aproveitar nos últimos instantes. Os jogos do Omonoia esta época têm sido decididos consoante concedem golos. Esta foi a sexta vez que não conseguiram manter a baliza inviolada e nenhuma dessas partidas resultou em vitória (0-2-4).
1 - O Rijeka tem uma grande oportunidade de seguir em frente, pois não concedeu qualquer golo nos últimos quatro jogos em casa. Se essa marca continuar, será o Rijeka a participar no sorteio da próxima sexta-feira. Vencer fora nas principais rondas do futebol europeu é raro para os Rijecki bijeli. Na verdade, foi a primeira vez que venceram fora mantendo a baliza inviolada.
13 - A impressionante caminhada continental do Shkendija está em risco de terminar este mês, pois foi derrotado 0-1 em casa pelo Samsunspor. Marius apontou o golo da vitória para os visitantes cinco minutos após entrar em campo. Os norte-macedónios estão em apuros, sobretudo porque não marcaram qualquer golo fora na fase de liga. Foi a 13.ª derrota em casa em jogos europeus.
17 - O Samsunspor está a desfrutar da sua estreia nas competições de clubes da UEFA. Apesar de se esperar que avance, o desafio foi maior do que desejava. Ainda assim, parte em vantagem para a Turquia, onde soma 2-1-1 e três jogos sem sofrer golos. Na noite de quinta-feira, o emblema turco registou um total de 17 remates.
