O treinador Vasco Matos disse esta quarta-feira que o Santa Clara está preparado para enfrentar o Varazdin na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência em futebol e defendeu que a evolução do clube só se faz com “rigor e exigência”.
Siga as incidências da partida
“Vimos de uma realidade completamente diferente. Não temos essa experiência, mas temos de evoluir. Mas essa evolução de todos aqui dentro só se faz com rigor e com exigência. Não é a assobiar para o lado. Aqui não podemos assobiar para o lado”, afirmou.
O treinador falava em conferência de imprensa realizada no estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, na véspera da receção aos croatas do Varazdin a contar para a segunda mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência.
O treinador reconheceu que os açorianos não estiveram bem nos primeiros 25 minutos do jogo da primeira mão (derrota por 2-1 na Croácia) devido a falhas nos “comportamentos iniciais”.
“A equipa não funcionou coletivamente. Se não temos os comportamentos corretos no primeiro momento, também não vamos ganhar a segunda bola, porque estamos a hesitar. A reação à perda, se já estamos longe, já não corremos para frente e corremos para trás”, exemplificou.
Vasco Matos garantiu que o encontro da primeira mão vai ter “consequências” para o jogo de quinta-feira no estádio de São Miguel e prometeu uma equipa “preparada” para disputar a eliminatória europeia.
“Temos de olhar para o jogo (da primeira mão) e isso tem de trazer consequências. Eu não sou aquele treinador que finge que está tudo bem. Não temos de dizer que está tudo bem quando não está tudo bem”, alertou.
O técnico elogiou o adversário, que ficou em quarto lugar na última edição do campeonato da Croácia, destacando a qualidade individual e coletiva do Varazdin.
“O adversário também joga, mas obviamente que acreditamos muito naquilo que é o nosso trabalho”.

Vasco Matos apelou, também, à presença do público para apoiar a equipa açoriana.
“Precisámos do apoio deles. Espero que venham em força e que compareçam em grande número. Sem dúvida nenhuma que esta equipa merece o apoio”, sublinhou.
Já Adriano reforçou que os jogadores analisaram os “erros” cometidos na primeira mão para melhorar o desempenho no segundo jogo.
“Treinámos bastante para amanhã (quinta-feira) minimizar os erros que tivemos no primeiro jogo”, reforçou.
O médio, que foi o autor do golo do Santa Clara na Croácia, sinalizou a importância de o plantel não ter sofrido muitas alterações e elogiou a integração dos reforços.
“É o mesmo plantel há dois anos, praticamente. Os jogadores que chegaram já estão inseridos bem no grupo. Já estão a pegar tudo ao nível de táticas. Acho que está a ser bem proveitoso. Estamos a trabalhar para melhorar cada dia que passa”, declarou.
O Santa Clara vai jogar no estádio de São Miguel para defrontar o Varazdin da Croácia na segunda mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência.
A partida, que vai ter a arbitragem do belga Jasper Vergoote, está marcada para quinta-feira, às 18:00 locais (19:00 em Lisboa).