Mais

Análise: Os motivos que apontam que Désiré Doué ser a próxima estrela de França

Desire Doué em Clairefontaine
Desire Doué em ClairefontaineJ.E.E / Sipa Press / Profimedia
Os quartos de final da Liga das Nações realizam-se esta semana, com a França a ser uma das favoritas à vitória.

A partida de ida e volta contra a Croácia será disputada com três dias de diferença e o jogo no Stade de France dará à seleção de Didier Deschamps uma vantagem crucial em casa.

Mbappé, Dembélé, Kounde, Saliba e outros estão todos na lista de convocados, onde se destaca o nome do jovem Désiré Doué, do Paris Saint-Germain.

Com apenas 19 anos, o médio ofensivo impressionou na sua primeira época no PSG, onde marcou sete golos e fez 11 assistências em 39 jogos em todas as competições.

Depois de passar do Rennes para o PSG, o jogador melhorou os seus números em termos de golos e assistências: oito golos e seis assistências em 76 jogos.

Ao convocá-lo, Deschamps observou: "Ele fez de tudo para se sair bem no seu clube. Evoluiu muito, é um jogador jovem, mas é muito interessante para nós. É bom que ele possa estar connosco, pelo que fez nos últimos meses. Doué é adaptável e pode jogar em muitas posições ofensivas".

Chegar atrasado ao seu primeiro treino com a seleção nacional e ser imediatamente repreendido por Deschamps não lhe terá feito bem nenhum, mas ao mesmo tempo terá servido para que conhecesse os padrões esperados dentro e fora do campo a nível internacional.

Desire Doue durante uma sessão de treino com a seleção francesa
Desire Doue durante uma sessão de treino com a seleção francesaCHRISTOPHE SAIDI / Sipa Press / Profimedia

Se Deschamps lhe der tempo para entrar em campo contra a Croácia, seja como titular ou como substituto, certamente esperará ver mais do futebol que Doué mostrou em Anfield recentemente.

O jovem talento entrou em campo aos 67 minutos da vitória do PSG na Liga dos Campeões contra o Liverpool de Arne Slot, até então favorito ao título, e impressionou com a sua movimentação e disposição para o ataque.

O penálti na altura das decisões foi corajoso e exigiu que Doué tivesse nervos de aço. A confiança com que rematou foi a mesma que os adeptos do PSG já esperavam esta temporada.

Désiré Doué raramente desperdiçou um passe em 2024/25

Uma temporada em que tudo começou a encaixar para um jogador que raramente desperdiça um passe, como atesta uma taxa de conclusão de 86,1% na primeira competição europeia. Apesar da sua tenra idade, está em total sintonia com os seus companheiros, mesmo no calor da batalha.

A grande maioria dos seus passes também é feita em território adversário: 422 dos seus 508 passes na Ligue 1 foram para a direção da baliza adversária. A história é a mesma na Liga dos Campeões, onde 120 de 142 foram bem-sucedidos.

E não é só nos passes curtos que tem sucesso, já que 23 passes longos e 12 passes para finalização foram recebidos por um dos seus companheiros do PSG.

Mapa de passes de Doué contra o Marselha
Mapa de passes de Doué contra o MarselhaMUSTAFA YALCIN/ANADOLU/Anadolu via AFP/Opta by Stats Perform

Um xG de 7,52 denota uma vontade de entrar nas áreas certas e 24 remates de fora da área, bem como 25 dentro, são um sinal mais uma vez da confiança do jogador nas suas próprias capacidades.

Sem medo de testar os guarda-redes adversários a partir de qualquer ponto do campo, a taxa de conversão de remates de 58,3% é uma área em que precisa de melhorar significativamente o seu jogo.

O seu sucesso nos duelos de cabeça, onde ganhou apenas sete de 19, também pode ser melhorado, mas não faz parte do seu jogo natural, pelo que não se deve ser demasiado duro com ele neste aspeto.

Doué completou 64 dribles mais do que respeitáveis nesta temporada, muitas vezes enganando o adversário direto com os seus pés rápidos.

O jogador está sempre na linha da frente e pronto a lançar um ataque rápido quando recebe a bola. A seu favor, há apenas o facto de ter dado alguns sinais de exibicionismo durante a época de 2024/25, uma vez que está claramente mais interessado em utilizar as suas capacidades em benefício próprio e da sua equipa do que em aparecer bem para as câmaras.

O facto de ter sido apanhados apenas quatro vezes em fora de jogo sugere também que já se tornou um especialista em cronometrar na perfeição as suas corridas para o território adversário.

Atributos defensivos também são um elemento-chave

Jogadores com tanta habilidade não costumam destacar-se pelos seus atributos defensivos, mas Doué também brilha nesse aspeto.

Apesar de toda a genialidade da equipa em termos de velocidade no ataque - como se viu no jogo contra o Liverpool -, são necessários jogadores que também saibam fazer o seu trabalho defensivo.

13 interceções e 111 recuperações de posse de bola são sinais de um jogador que tem tudo para se tornar uma das futuras estrelas do PSG.

Os desarmes de Desire Doue contra o Toulouse
Os desarmes de Desire Doue contra o ToulouseMUSTAFA YALCIN/ANADOLU/Anadolu via AFP/Opta by Stats Perform

Dos 47 desarmes que fez na atual temporada, 32 foram bem-sucedidos, e é talvez por isso que está a tornar-se tão importante para Luis Enrique.

O francês já sofreu 44 faltas nesta temporada - 11 delas dentro do último terço - e isso acontece porque, honestamente, assusta os defesas.

Pergunte a qualquer jogador qual é o seu pior pesadelo e ele será um adversário a correr em velocidade diretamente na sua direção. Será que vai para dentro? Será que vai para fora?

Do ponto de vista do jovem, pode jogar igualmente bem em todas as posições do meio-campo e do ataque, algo que tem feito ao longo da sua carreira.

Em suma, Doué parece ter as respostas para todas as perguntas que lhe foram feitas até agora e aparenta ser uma estrela destinada a continuar a crescer.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore