Mais

Após mais de um ano de ausência, Alaba está de regresso à seleção da Áustria

David Alaba deverá regressar à seleção austríaca.
David Alaba deverá regressar à seleção austríaca.GEORG HOCHMUTH/APA/AFP
O capitão David Alaba está prestes a regressar à seleção austríaca de futebol, após mais de um ano de ausência. O defesa do Real Madrid foi convocado pelo selecionador Ralf Rangnick, juntamente com o profissional da Bundesliga Xaver Schlager, para os jogos do play-off da Liga das Nações contra a Sérvia, a 20 e 23 de março. Ambos os jogadores estiveram ausentes durante muito tempo devido a rupturas dos ligamentos cruzados.

"Estamos muito contentes por o David estar de volta. Mas ainda temos de nos certificar de que ele se mantém saudável. Não me parece muito provável que ele possa jogar os dois jogos na totalidade. No entanto, é importante que ele participe. Tenho certeza de que os companheiros de equipe também ficarão felizes", disse Rangnick.

Alaba, que disputou mais de 400 jogos oficiais pelo Bayern de Munique entre 2010 e 2021, disputou a sua última partida internacional contra a Alemanha em novembro de 2023, quando a equipa da Áustria infligiu uma dolorosa derrota por 2-0 à equipa do selecionador nacional Julian Nagelsmann em Viena, a caminho do Campeonato da Europa em casa. Depois da lesão no mês seguinte, uma série de complicações impediu a recuperação do jogador de 32 anos, que regressou à equipa branca em janeiro.

Rangnick não espera necessariamente que Schlager, que tal como Alaba falhou o Campeonato da Europa na Alemanha, jogue. "O Xaver vai estar envolvido, mas não se pode contar com ele como um jogador a 100%. É possível que ele seja convocado, mas ainda não se sabe se isso vai acontecer", disse o técnico. O jogador de 27 anos voltou a jogar no seu clube, o RB Leipzig, depois de sofrer uma grave lesão, mas teve de fazer uma pausa devido a problemas no joelho.

A Áustria vai lutar pela subida à divisão A da Liga das Nações nos jogos contra os sérvios. A primeira mão terá lugar em Viena na quinta-feira da próxima semana, seguindo-se a segunda mão em Belgrado três dias depois.