Recorde as incidências da partida
A jovem sensação do Barcelona, de apenas 17 anos, conduziu a Espanha a uma emocionante vitória por 5-4 sobre a França, ao apontar dois golos — triunfo que levou os detentores do título à sua terceira final consecutiva da Liga das Nações, onde irão defrontar os vizinhos ibéricos, Portugal.
A corrida para erguer o prestigioso troféu da Bola de Ouro, em setembro, é amplamente vista como um duelo entre Yamal e o avançado francês Ousmane Dembélé, com ambos a desempenharem papéis cruciais nos seus clubes e seleções ao longo desta temporada.
"Yamal fez hoje (ontem) uma grande declaração e mostrou que merece vencer a Bola de Ouro. Ele é o melhor jogador do mundo e, na minha opinião, merece claramente ganhar a Bola de Ouro", afirmou De la Fuente à emissora RTVE.
Dembélé, de 28 anos, antigo jogador do Barcelona, pode orgulhar-se de ter conquistado, esta temporada, a Liga dos Campeões, a Ligue 1, a Taça de França e a Supertaça de França. Já Yamal conta no seu palmarés com a LaLiga, a Taça do Rei de Espanha e a Supertaça de Espanha.
"Digo sempre o mesmo à minha mãe: tento dar sempre o meu melhor. É isso que me motiva e que me faz levantar de manhã. É por isso que jogo futebol. É sempre melhor falar dentro de campo", afirmou Yamal.
"O Dembélé é um grande jogador — vimos isso na Liga dos Campeões —, mas estou feliz por sermos nós a estar na final", acrescentou.
Os nomeados para a edição de 2025 da Bola de Ouro, que abrange o período de 1 de agosto a 31 de julho, serão anunciados no início de agosto, estando a cerimónia marcada para o dia 22 de setembro.