Mais

Feminino: Alemanha vence França (1-0) na 1.ª mão da meia-final da Liga das Nações

França acabou por sucumbir na Alemanha e terá de fazer melhor na segunda mão das meias-finais
França acabou por sucumbir na Alemanha e terá de fazer melhor na segunda mão das meias-finaisINA FASSBENDER / AFP

A França foi dominada durante a maior parte do jogo, e acabou por sucumbir à Alemanha nos instantes finais, com o sublime golo de Klara Bühl aos 79 minutos a dar-lhes uma vantagem de 1-0. As Bleues terão de fazer melhor na segunda mão das meias-finais da Liga das Nações, na terça-feira, se quiserem qualificar-se para a final.

Recorde as incidências da partida

Notas finais das jogadoras
Notas finais das jogadorasFlashscore

Não há vingança para as Bleues contra a Alemanha. Depois de ter perdido nos penáltis nos quartos de final do Euro-2025, a equipa francesa voltou a perder com a Alemanha esta sexta-feira, em Düsseldorf, na meia-final da Liga das Nações. A equipa de Laurent Bonadei foi dominada durante longos períodos de tempo e, inicialmente, pensou que tinha garantido um empate improvável, mas acabou por sofrer um golo sublime de Klara Bühl. E o marcador poderia ter sido ainda pior se não fossem as defesas de Pauline Peyraud-Magnin. Assim, as Bleues perderam por 1-0 fora de casa e têm uma segunda mão das meias-finais em Caen, na próxima terça-feira, para manterem vivas as suas esperanças de chegar à final deste torneio continental.

Um milagroso 0-0 ao intervalo

Mal tinha sido dado o pontapé de saída, a Alemanha apareceu em vantagem no marcador. Elisa Senss recebeu uma bola nos pés de Marie-Antoinette Katoto no círculo central e lançou um contra-ataque alemão. Carlotta Wamser desmarcou-se pela direita e fez um passe da marca de grande penalidade para Bühl, que foi batida por De Almeida (2'). As alemãs insistiram numa nova mudança para a direita e na aceleração de Wamser. Encontrou Nicole Anyomi, que rematou à queima-roupa, obrigando Peyraud-Magnin a uma bela defesa (3'). A guarda-redes teve de reagir novamente após outro contra-ataque conduzido por Giulia Gwinn, que terminou com Sjoeke Nüsken a cortar para o poste. Mas a guarda-redes azul mergulhou para evitar o pior (4').

A Alemanha ainda reclamou uma grande penalidade depois de Maëlle Lakrar ter apanhado o pé de Franziska Kett na área (6'). Depois de terem sido dominadas pela Alemanha, as Bleues tiveram a sua primeira oportunidade quando Selma Bacha cobrou um livre e Delphine Cascarino fez um remate de meia distância a 25 metros de distância (13'). A equipa francesa voltou a tentar a sua sorte depois de uma jogada alemã ter sido apanhada em fora de jogo e de Kadidiatou Diani ter surgido livre pela esquerda. A jogadora aproveitou os contra-ataques favoráveis e tentou fazer um passe para Marie-Antoinette Katoto, mas Kathrin Hendrich estava lá para afastar a bola em cima da linha (15').

Klara Bühl respondeu, ganhando a Elisa De Almeida na esquerda e cruzando muito longe para Pauline Peyraud-Magnin (20'). O livre longo cobrado por Selma Bacha no seu próprio campo chegou aos pés de Cascarino, que rematou de primeira para defesa de Stina Johannes. Hendrich voltou a defender o remate de Katoto (22'). Mas, em mais uma cobrança de falta rápida, Nüsken colocou a bola entre as linhas azuis para Bühl, que procurava problemas na linha de fundo. Bacha aproveitou Wamser para mandar a bola para canto (27').

A França teve então mais duas grandes oportunidades, com o remate de Kett a ser defendido por Alice Sombath e o remate alto de Bühl ao poste mais distante (31'). Durante alguns segundos, as Bleues acreditaram que tinham uma oportunidade quando Katoto fez uma jogada de classe na área, controlando a bola com o peito antes de a virar... Mas Geyoro estava em posição de fora de jogo no seu cruzamento (35'). Cascarino voltou a cruzar e Diani tentou cortar para dentro com um toque de calcanhar, mas Johannes não teve problemas (36').

Bühl teve outra oportunidade, bem servida na esquerda, mas De Almeida apareceu no momento certo para a impedir de rematar (42'). A França regressou aos balneários com um bem pago 0-0.

Klara salva Bühl alemã

Quando soou o apito para o intervalo, o jogo tornou-se confuso e as duas equipas enfrentaram-se em duelos físicos, resultando numa sucessão de faltas. Mas os Bleues voltaram a ter problemas quando o cruzamento de Gwinn encontrou Nüsken, que veio de vários metros atrás para cabecear por cima (55'). PPM estava batida. De Almeida rompeu pela direita e cruzou para Katoto, mas Johannes antecipou-se bem (56').

E mais uma grande oportunidade para a Alemanha: lançado a toda a velocidade para a área, Kett apanhou a bola no final da corrida e cruzou para Anyomi, que voltou a falhar o alvo (58'). Depois, Nüsken voltou a encontrar-se na área francesa e tentou um remate em arco que passou ao lado da baliza francesa (66'). E foi a número nove alemã que voltou a ficar frente a frente com Pauline Peyraud-Magnin, num remate à queima-roupa (69'). Entretanto, Katoto tinha tido a sua oportunidade com um remate de pé direito, após um cruzamento de meia distância, mas enviou o seu remate diretamente para Johannes (68').

PPM teve de mergulhar novamente para responder a um cruzamento de Wamser, que estava sozinha no poste mais distante (72'). Mas com as entradas de Mateo e Malard, as Bleues voltaram à vida. Depois de ter arriscado sozinha, a avançada do Manchester United enviou um bom cruzamento que foi mal defendido e cortado por Diani, que abriu o pé direito na marca de grande penalidade, mas Johannes estava no caminho (73'). Malard teve outra grande oportunidade quando aproveitou um mau lançamento da guarda-redes alemã, mas hesitou demasiado antes de rematar e perdeu uma grande oportunidade (78').

Mas a Alemanha foi finalmente recompensada após 15 remates e Klara Bühl enviou um potente remate rasteiro ao poste próximo de Peyraud-Magnin para abrir o marcador: 1-0 (79'). As alemãs tentaram de imediato desbloquear a partida e Kett, que herdou a bola depois de um remate ter sido defendido, não conseguiu acertar no alvo (83'). PPM fez nova defesa a remate de Cerci, que se antecipou a Jule Brand pela esquerda (87').

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore