A FPF lançou esta sexta-feira uma campanha contra o racismo, protagonizada por várias figuras do futebol nacional, como Rafael Leão, Bruno Fernandes, Ana Borges, Diana Silva, Ana Catarina, João Matos, Ana Azevedo e Pany.
Os atletas surgem de braços cruzados em X sobre o peito, reproduzindo o gesto No Racism, oficializado pela FIFA em maio de 2024 e introduzido no Mundial Feminino de Sub-20 na Colômbia. Este sinal permite aos jogadores alertar diretamente o árbitro para casos de racismo no estádio.
Além desta iniciativa, o encontro entre Portugal e a Dinamarca vai ser marcado por uma série de ações de sensbilização, para mobilizar os adeptos e as pessoas que assistem através da televisão.
Nos ecrãs do Estádio de Alvalade, irá passar o filme da FPF contra o racismo e as crianças que acompanham os jogadores para o relvado vão entrar com camisolas alusivas a essa campanha.
A mensagem vai ser destacada nos painéis led do estádio durante a partida a contar para a segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações.