Quando Lamine Yamal nasceu em Esplugues de Llobregat, a 13 de julho de 2007, Cristiano Ronaldo já era campeão e vencedor da Taça de Inglaterra, tinha disputado 46 jogos internacionais e tinha atrás de si um Campeonato do Mundo e um Campeonato da Europa.
No domingo, a final da Liga das Nações, em Munique, assistirá ao aguardado confronto entre gerações - o miúdo prodígio espanhol de 17 anos e a estrela mundial portuguesa de 40 anos, um gigantesco encontro entre o futuro do futebol mundial e o passado.
Yamal elogia CR7
"Ele é uma lenda. Tenho muito respeito por ele", afirmou a jovem estrela do Barcelona após a espetacular vitória nas meias-finais por 5-4 sobre a França, vice-campeã mundial, falando com carinho do eterno "CR7".

O selecionador espanhol, Luis de la Fuente, também elogiou o avança luso:"É um dos grandes. Admiro-o muito. É fantástico que ele ainda esteja tão bem nesta idade". Yamal acrescentou que o seu trabalho será "ganhar o jogo". É um jogo especial. Posso provar o que posso fazer lá".
Yamal é um candidato à Bola de Ouro
Será que esse talento brilhante e excecional, com um valor de mercado de 180 milhões de euros, ainda tem algo a provar? O pé mágico também foi o centro das atenções no épico festival de futebol em Estugarda- apesar de Kylian Mbappé, Ousmane Dembélé, Michael Olise e Désiré Doué estarem do outro lado.

E não só pelos seus dois golos (54', de grande penalidade, e 6'), que fizeram dele o bis mais jovem da história do futebol espanhol.
O facto de estar entre os favorios à Bola de Ouro? Não é de admirar! Mas o jovem de 17 anos é reservado quando se trata desse assunto. O mais importante para ele"é ganhar com a equipa. É uma motivação para continuar a escrever história com esta equipa". Com Yamal a liderar um grupo de outros jogadores muito talentosos, como Pedri, Nico Williams e Gavi.
Primeiro duelo entre Ronaldo e Yamal
A Espanha já venceu a Liga das Nações em 2023 e triunfou no Euro do ano passado. Quase soou como uma ameaça quando de la Fuente falou de"muito mais potencial no nosso país" após a gala de ataque contra a França:"A equipa está com muita fome e quer ganhar ainda mais títulos".
O treinador de 63 anos também vê Lamine Yamal, que o Barça assinou contrato até 2031, como a maior promessa neste caminho."Ele foi tocado pela varinha mágica de Deus. E talvez ele esteja destinado a se tornar uma lenda", disse de la Fuente na entrevista ao SZ. Yamal é "um rapaz muito centrado e muito adulto para um jovem de 17 anos. Ele nos surpreende a cada dia". Ele"tem sempre soluções prontas, escolhe sempre a correta, raramente se engana".

No domingo, o Yamal vai defrontar Cristiano Ronaldo, que já marcou 137 golos em 220 jogos internacionais, pela primeira vez na sua curta mas já impressionante carreira. A seleção alemã ficou a saber o quão bom este veterano ainda é quando Ronaldo marcou o golo da vitória na derrota por 2-1 nas meias-finais contra Portugal.
"Se quisermos comparar Ronaldo com alguém, temos de mudar o desporto", disse o antigo capitão da Alemanha, Michael Ballack, na DAZN. É "humano perder a fome depois do sucesso. Mas o Ronaldo é diferente", acrescentou o treinador português Roberto Martínez: "Ele não perdeu a fome, e isso é contagiante." Tão contagiante quanto o talento futebolístico do jovem Lamine Yamal.
Siga o Portugal - Espanha no Flashscore
