Liga das Nações: "Desiludida", Finlândia pondera receber a Bielorrússia em campo neutro

O Estádio Olímpico de Helsínquia pode não receber o duelo com a Bielorrússia
O Estádio Olímpico de Helsínquia pode não receber o duelo com a BielorrússiaMaciej Rogowski / Alamy / Profimedia

A Federação Finlandesa de Futebol afirmou que está "ainda extremamente desiludida" com o facto de a Bielorrússia integrar a Liga das Nações 2026/27, depois de ambas terem ficado no mesmo grupo no sorteio realizado ontem.

Finlândia, Bielorrússia, Albânia e São Marino são as quatro equipas que compõem o Grupo C1 da competição, estando a Fase de Grupos agendada para decorrer entre setembro e novembro de 2026. Os Eagle Owls desceram da Liga B na edição anterior da UNL.

Nas contas oficiais das redes sociais da seleção masculina da Finlândia, uma publicação a anunciar os adversários da Finlândia referia: "A federação de futebol e a equipa finlandesa continuam extremamente desiludidas com a presença da Bielorrússia na competição."

Ao contrário da Rússia, a Bielorrússia não foi banida das competições internacionais após o início da guerra na Ucrânia em 2022, apesar de muitos terem defendido que os White Wings deviam enfrentar uma suspensão semelhante.

O comunicado acrescenta que uma reunião a 16 de março irá determinar o local do jogo em casa frente à Bielorrússia, o que alimenta a especulação de que a partida poderá ser disputada em campo neutro.

Para tomar a decisão, a Federação Finlandesa afirmou que "os jogadores, adeptos e outros intervenientes-chave também serão ouvidos sobre o assunto."

A Finlândia anunciou ainda que vai defrontar Nova Zelândia e Cabo Verde no Eden Park, em Auckland, no âmbito da FIFA Series em março, além de um particular em junho fora frente à Hungria.