Mais

Liga das Nações: Espanha favorita a reconquistar o título

Yamal em destaque na seleção espanhola
Yamal em destaque na seleção espanholaDavid Aliaga / NurPhoto / NurPhoto via AFP
A Espanha viaja para solo germânico como ligeira favorita a conquistar de novo a Liga das Nações, embora a Alemanha, pela primeira vez na final four, queira recuperar o terreno perdido nos últimos anos.

Acompanhe as incidências da partida

Campeã europeia em 2024, num torneio também disputado em terras alemãs e que venceu com toda a justiça, a seleção espanhola procura repetir o sucesso de 2023 e voltar a levantar o troféu da Liga das Nações, com França e Portugal, antigos vencedores, também à espreita.

A quarta final four junta mesmo os quatro vencedores dos respetivos grupos, isto depois da novidade dos quartos de final nesta edição, em que todos acabaram por sobreviver.

Portugal, que festejou a primeira edição em 2019, sofreu para eliminar a Dinamarca, só depois do prolongamento, assim como Espanha precisou do desempate por grandes penalidades frente aos Países Baixos.

A França, vencedora em 2021 e finalista em 2023, também precisou dos penáltis perante a Croácia, a viver os dias finais de uma geração de ouro, e a Alemanha ultrapassou a Itália numa eliminatória que acabou 5-4 no somatório das duas mãos.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Sem derrotas desde o Euro-2024, a Espanha pode puxar para si o estatuto de favorita a vencer novamente a Liga das Nações, embora a Alemanha, a atuar em casa, esteja em crescimento e a tentar recuperar o tempo perdido, após ter ficado fora das decisões nos últimos grandes torneios.

Os germânicos ficaram pelos quartos no Euro-2024, isto depois de nem terem passado a fase de grupos no Mundial-2022, no Catar.

Semi-finalista no último Europeu, em que deixou Portugal pelo caminho, a França também pode surpreender em solo germânico, embora o nível exibicional dos bleus tenha levantado algumas interrogações.

Os gauleses não deixaram saudades no Euro-2024 e sofreram para vencer o grupo A2, acabando empatados com a Itália, mas com vantagem por um golo nas contas finais.

Já Portugal aparece, talvez, como a maior incógnita na final four, já que vem juntando o melhor e pior sob o comando do espanhol Roberto Martinez.

A seleção nacional venceu com total clareza o seu grupo, tendo mesmo rubricado na Polónia (3-1) uma das melhores exibições da era Martinez, mas, perante a Dinamarca, nos quartos levantou bastantes dúvidas.

Portugal perdeu por 1-0 em Copenhaga, naquele que terá sido o pior jogo com Martínez, algo assumido pelo próprio selecionador, mas bateu os escandinavos na segunda mão, em Alvalade, embora tenha ficado no ar a ideia que a Dinamarca foi superior na eliminatória.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Na primeira meia-final, na quarta-feira, em Munique, Portugal terá pela frente a Alemanha, enquanto no dia seguinte, em Estugarda, Espanha e França lutam pelo acesso à final.

O jogo decisivo para conquistar a quarta edição da Liga das Nações será no dia 8 de junho, em Munique, com o encontro de atribuição do terceiro e quarto lugar a acontecer em Estugarda.