Siga o Portugal - Espanha com o Flashscore
"Cristiano Ronaldo é um exemplo para todos, sempre com muita vontade. É um exemplo de sofrimento para chegar onde chegou, a minha admiração pessoal. Como adversário, Portugal vai ser muito difícil. Digo sempre a mesma coisa, mas é assim", afirmou o selecionador espanhol Luis De la Fuente, logo após a emocionante vitória por 5-4 sobre a França nas meias-finais.
Se CR7 é uma lenda viva por causa do seu passado glorioso, a Roja tem se destacado nos últimos anos pela renovação de gerações, liderada pelo adolescente Lamine Yamal, que brilhou contra os franceses com dois gols aos 17 anos.
"Todos os jogadores têm muito respeito por ele. Ele é uma lenda do futebol. Vou fazer o meu trabalho, que é ganhar. E é isso", disse Yamal sobre a perspetiva do seu primeiro duelo com Cristiano Ronaldo.
Para o veterano jogador português, não se trata de um duelo pessoal, mas de um duelo coletivo.
"A imprensa gosta de dizer essas coisas, é normal, mas vai ser mesmo uma equipa contra outra equipa", afirmou no sábado.
Troféus
O confronto na Allianz Arena também vai determinar qual o país que continua sozinho no topo da sala de troféus da competição, com três campeões diferentes nas três edições deste jovem torneio da UEFA: Portugal em 2019, França em 2021 e Espanha em 2023.
Para os espanhóis, levantar o troféu seria a terceira época consecutiva a terminar com um título, uma vez que, para além da Liga das Nações de há dois anos, La Roja conseguiu vencer o Campeonato da Europa no ano passado na Alemanha.
No total, a equipa está há 19 jogos sem perder consecutivamente, desde a derrota no amigável com a Colômbia em março de 2024. A última derrota num jogo oficial remonta a março de 2023, frente à Escócia.
"Estou preparado para quando a derrota chegar. Quando se ganha muito, está-se sempre mais perto de perder. Nada dura para sempre, nem a derrota nem a vitória", disse De la Fuente na sua conferência de imprensa de sábado.
Teste para Roberto Martinez
Contra ele, o selecionador de Portugal, Roberto Martinez, espera surpreender.
"No domingo, vamos tentar fazer mais um jogo com carácter e mostrar como é importante vestir esta camisola", disse depois de vencer a anfitriã Alemanha por 2-1 nas meias-finais.
Bob Martínez tem como objetivo o seu primeiro título no futebol internacional e dar a Portugal o terceiro na última década, depois do Euro-2016 e da primeira edição do Nações em 2019.
Mas, acima de tudo, o treinador catalão receberá oxigénio pela sua continuidade no cargo, uma vez que antes desta Final Four havia rumores insistentes de uma próxima substituição por José Mourinho ou Jorge Jesus.
