Contra a Inglaterra, Martin Zubimendi (26 anos) assumiu o posto e fê-lo com distinção. A lesão do ligamento cruzado anterior de Rodri, a 22 de setembro, acelerou a sua liderança com a Espanha na atual Liga das Nações.
Contra os Países Baixos, devido à sua qualidade, e ainda mais com Marc Casadó de fora por lesão, tudo indica que as oportunidades da equipa de Luis de la Fuente vão passar pelas botas do jogador da Real Sociedad, que já marcou em Múrcia, contra a Dinamarca.
Unai Simón e Dani Olmo
O que pouca gente conhece é a paixão de Zubimendi pelo xadrez.
"Começou como um passatempo com os meus amigos, talvez eu fosse melhor do que eles e continuei um pouco mais até essa vitória", disse aos canais da RFEF. O jogador de San Sebastián foi campeão de Guipúzcoa nesta modalidade.
Zubimendi aponta para os principais especialistas da seleção nacional: "Nos Jogos Olímpicos, Unai Simón fritou-me e disse-me para jogar todos os dias, até me cansar de perder. Com Dani Olmo, também posso jogar".
A nível estritamente futebolístico, não esconde a sua gratidão a Luis de la Fuente e o seu desejo de derrotar aos Países Baixos e voltar a disputar uma Final Four.
"Luis sempre me deu a sua confiança. Agora estou a jogar mais e estou a gostar muito. Os Países Baixos não é uma equipa qualquer, agora começo a falar a sério, mas é uma eliminatória a duas mãos para ver se conseguimos passar", afirmou.