Mais

Mundial-2026: Portugal provocou o último dissabor de uma Espanha em altas

Ronaldo festeja diante de Espanha
Ronaldo festeja diante de EspanhaFPF

Espanha atravessa uma sequência impecável. A exceção: a derrota nos penaltis (não nos 90 minutos regulamentares) frente a Portugal na final da Liga das Nações.

Espanha não quer acordar do seu sonho... A época, o futebol, os talentos como Lamine Yamal, Nico Williams, Pedri e companhia. O objetivo está bem definido: o Mundial-2026. Até lá, os comandados de Luis de la Fuente podem desfrutar do primeiro lugar no ranking FIFA, da conquista do Euro-2024 e da ambição de continuar a fazer história.

Um dos grandes desafios para Espanha é manter a sua série de vitórias. Já há bastante tempo que não perde frente a um adversário em jogos oficiais dentro dos 90 minutos. Contra Portugal, na final da Liga das Nações, foi derrotada nos penáltis.

As últimas derrotas de Espanha:

Portugal 2-2 (3-2 nos penáltis, final Liga das Nações)

Apesar de a decisão por penáltis ter tirado o título a Espanha, a FIFA considera este resultado como empate no tempo regulamentar (90 minutos). Talvez a derrota mais dolorosa na era de Luis de la Fuente. Espanha deixou escapar um jogo intenso e muito físico contra uma seleção portuguesa que acabou por superar a Roja na lotaria.

Colômbia 1-0 Espanha (particular)

Espanha optou por rodar a equipa num amigável disputado com Colômbia em Wembley. Colômbia, por sua vez, apresentou-se com toda a força: com um Luis Díaz imparável, James, com o pé esquerdo que tão bem conhecemos da LaLiga, e um Daniel Muñoz que começava a afirmar-se no Crystal Palace. Grande exibição dos cafeteros, que venceram precisamente com um golo do lateral do Palace.

Escócia 2-0 Espanha (qualificação Euro-2024)

Última derrota oficial. A intensidade da seleção escocesa colocou Espanha numa situação desconfortável. Os anfitriões aproveitaram o excelente momento de McTominay – que mais tarde viria a conquistar a Serie A com o Nápoles numa temporada histórica – para infligir um duro golpe à equipa de Luis de la Fuente.

O jogo foi disputado em Glasgow em março de 2023.

Naturalmente, Espanha superou os obstáculos. Garantiu a qualificação para o Euro e venceu Inglaterra na final por 2-1, com um golo dramático de Mikel Oyarzabal.