Mais

Reportagem: Marcelo e Montenegro antecipam 10 de junho na Alemanha, com celebração também no futebol

Luís Montenegro durante um convívio com elementos da comunidade portuguesa de Estugarda, Alemanha
Luís Montenegro durante um convívio com elementos da comunidade portuguesa de Estugarda, AlemanhaNUNO VEIGA/LUSA

O Presidente da República e o primeiro-ministro juntaram-se este sábado a uma festa da comunidade portuguesa em Estugarda, Alemanha, antecipando as comemorações do 10 de Junho, mas também a expectativa da conquista da Liga das Nações de futebol.

Naquela que é a primeira deslocação conjunta ao estrangeiro da nova legislatura, apenas dois dias após a tomada de posse do novo Governo, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro deslocaram-se hoje a Estugarda para, num "momento que integra as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas", como referiu o primeiro-ministro, participarem na “Festa da Barraca”, a festa de verão organizada anualmente pelo Centro Cultural e Desportivo de Stuttgart, sendo recebidos entusiasticamente por centenas de emigrantes na tenda especialmente montada para o evento.

O Presidente da República e o primeiro-ministro passaram largos minutos a satisfazer pedidos de fotos e de ‘selfies’ antes de proferirem pequenos discursos improvisados, nos quais não pouparam elogios à comunidade lusa na Alemanha, mas provocaram as maiores manifestações de júbilo entre os emigrantes quando se referiram à final de domingo da Liga das Nações, entre Portugal e Espanha, à qual ambos assistirão no domingo em Munique, com a expectativa de "levar a Taça para Portugal".

É uma alegria estar aqui entre nós, é uma alegria partilhar convosco este momento de comemorações do nosso Dia de Portugal, do nosso Dia das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo, é uma alegria fazê-lo nesta ocasião em que estamos a iniciar um novo mandato de quatro anos, e nesta ocasião que é a véspera da conquista da nossa segunda Liga das Nações, que é o aquilo que vai acontecer amanhã em Munique”, declarou Montenegro.

Também Marcelo antecipou que “amanhã vai ser um grande dia”, recordando que já assistiu às duas anteriores conquistas da seleção, o Europeu de 2016 e a Liga das Nações em 2019.

Eu já estive na primeira final que ganhámos na Liga das Nações, no Porto, que ganhámos 1-0 à Holanda, e já estive na final em que ganhámos à França em França, quando ganhámos o Euro. Amanhã tenho o reforço do primeiro-ministro e nós juntos vamos levar a Taça para Portugal”, disse, suscitando também muitos aplausos e gritos de “Portugal, Portugal”.

Futebol à parte, o chefe de Estado e o chefe de Governo sublinharam, nas suas intervenções, tudo o que as comunidades portuguesas têm feito ao longo de décadas, designadamente os emigrantes na Alemanha, aos quais apresentaram o secretário de Estado das Comunidades “novinho em folha” – nas palavras de Marcelo -, Emídio Sousa, que tomou posse na véspera.

Montenegro prometeu aos emigrantes que o Governo não os vai “deixar sós”, garantindo que continuará a “apoiá-los e cada vez mais”, pedindo-lhes, por outro lado, “que não deixem de acreditar em Portugal”, sugerindo-lhes que invistam e apliquem poupanças no país.

As atenções, no entanto, estão já definitivamente viradas para Munique, tal como se constatava pelo número expressivo de emigrantes que vestiam a camisola das quinas, e, no domingo, Marcelo e Montenegro voltarão a conviver com a comunidade portuguesa na Alemanha já bem perto do palco da final, tendo previsto passarem à tarde na zona reservada para os adeptos portugueses, a caminho da Arena de Munique, onde Portugal e Espanha disputam a final da Liga das Nações a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa).

Siga o Portugal - Espanha no Flashscore