O Ajax está cada vez mais perto do seu 37.º título da Eredivisie, mas o clube já percorreu um longo caminho. Há apenas 18 meses, um novo título parecia mais distante do que nunca. Mas o que realmente aconteceu com o gigante neerlandês?
Para descrever a situação em que o Ajax esteve durante dois anos, vamos recuar no tempo.
Fevereiro de 2022
O Ajax prosperava sob o comando de Erik ten Hag e era liderado pela dupla dinâmica do diretor de futebol Marc Overmars e do diretor-geral Edwin van der Sar. Os gigantes de Amesterdão estavam no topo da liga, com sete vitórias consecutivas em todas as competições e a caminho do segundo título consecutivo.
Mas no domingo, 7 de fevereiro, um dia depois de uma vitória por 3-0 sobre o Heracles, o Ajax anunciou a saída imediata de Marc Overmars após uma investigação sobre comportamento transgressor.
A investigação revelou mais tarde que Overmars tinha enviado mais de 300 mensagens de texto injustificadas e de cariz sexual a colegas de trabalho, e foi neste escândalo de integridade que começaram os problemas do Ajax.
Março de 2022
O Ajax contrata Klaas-Jan Huntelaar, ícone do clube, para ocupar parte do lugar de Marc Overmars. O antigo avançado, que se reformou em 2021, trabalharia ao lado do antigo diretor técnico Gerry Hamstra numa dupla de diretores técnicos.
Apenas oito dias mais tarde, o Ajax seria eliminado da Liga dos Campeões, depois de ter perdido em casa por 1-0 com o Benfica nos oitavos de final. Foi a última vez que o Ajax participou na fase a eliminar da Liga dos Campeões durante vários anos.
Abril de 2022
O fim de uma era para o Ajax: Erik ten Hag anuncia a sua saída no final da época, para se juntar ao Manchester United. Sob o comando de Ten Hag, o Ajax conquistou três títulos, duas taças e uma Supertaça, mas, acima de tudo, o Ajax reencontrou a sua força a nível europeu.
Maio de 2022
O Ajax conquistou o 36.º campeonato da Eredivisie, um recorde, sob o comando de Erik ten Hag e anunciou o seu novo treinador no dia seguinte: Alfred Schreuder, antigo adjunto de Ten Hag, juntou-se ao Ajax com um contrato de dois anos. Schreuder estava desempregado desde que Ronald Koeman foi despedido do Barcelona em outubro de 2021.
Um dia depois de o Ajax ter terminado a época com um empate a 2-2 com o Vitesse, Ten Hag decidiu deixar o clube mais cedo para se preparar para a época seguinte no Manchester United.
Setembro de 2022
Depois de um verão ruidoso, durante o qual as estrelas Sebastien Haller, Nicolas Tagliafico, Ryan Gravenberch, Andre Onana, Noussair Mazraoui, Lisandro Martinez e Antony saem por cerca de 200 milhões de euros, Hamstra e Huntelaar esbanjam o seu dinheiro em Steven Bergwijn (31 milhões de euros) e no antigo avançado Brian Brobbey (16 milhões de euros), que tinha saído de graça na época anterior.

O defesa Calvin Bassey, do Rangers, foi contratado por 23 milhões de euros para reforçar a defesa, assim como o lateral-esquerdo Owen Wijndal, do AZ, o defesa Ahmetcan Kaplan, do Trabzonspor, e o lateral-direito Jorge Sánchez, do Club América. O clube gastou um total de 105 milhões de euros no mercado de transferências.
Schreuder e a sua equipa começam muito bem, com seis vitórias consecutivas na Eredivisie e uma vitória por 4-0 sobre o Rangers na Liga dos Campeões, mas rapidamente sofrem uma quebra, com apenas uma vitória em seis jogos em todas as competições.
Outubro de 2022
Duas derrotas desagradáveis contra o Nápoles na Liga dos Campeões - uma derrota por 1-6 em casa e uma derrota por 4-2 em Nápoles - deixaram o Ajax a precisar urgentemente de vitórias após três derrotas em quatro jogos.
Pior ainda para o Ajax foi a situação que surgiu durante o intervalo do jogo entre o RKC Waalwijk e o Ajax. Com o resultado em 1-1, Schreuder e o veterano defesa Daley Blind tiveram uma grande discussão no balneário. De acordo com Blind, Schreuder estava descontente com a pressão da equipa e perguntou aos avançados o que achavam. Foi então que Blind iniciou o confronto com Schreuder: "Treinador, seja claro e decida você mesmo como vamos fazer isso!"
Um Schreuder irado não reagiu bem ao protesto de Blind: "Tu cala-te! Cala a boca e senta-te!". Na sequência desta altercação, Blind afirmou que Schreuder tornou as coisas "pessoais" após o jogo com o RKC, a julgar pelo facto de só ter dado a Blind mais uma partida antes de o afastar completamente do plantel.
Novembro de 2022
Com o Mundial à porta, o Ajax venceu o seu último jogo da Eredivisie ou da Liga dos Campeões sob o comando de Schreuder: o Rangers foi derrotado por 3-1 no dia 1 de novembro. A equipa de Amesterdão perdeu em casa com o PSV alguns dias mais tarde, depois empataram com o Vitesse e o Emmen, respetivamente 2-2 e 1-1.
Após a paragem antecipada do campeonato devido ao Mundial, Schreuder e a direção do Ajax reuniram-se para refletir sobre uns primeiros meses bastante dececionantes. Schreuder foi autorizado a permanecer, mas ficou claro que eram necessárias melhorias.
Janeiro de 2023
As tensões aumentam a olhos vistos em Amesterdão. Após o Mundial-2022, soube-se que o veterano defesa Daley Blind e Alfred Schreuder não se falavam desde o último jogo da Eredivisie, em novembro. Uma relação insustentável levaria Blind, um ícone do clube com 332 jogos pelo Ajax, a rescindir o seu contrato e a transferir-se para o Bayern de Munique.

Depois de uma série recorde de sete jogos consecutivos sem vencer na Eredivisie e de uma fase de grupos da Liga dos Campeões sem qualquer esperança, com apenas duas vitórias em seis jogos, Alfred Schreuder foi demitido após o empate em casa por 1-1 com o FC Volendam. A notícia de que Schreuder tinha sido demitido já no intervalo do jogo foi dada por Edwin van der Sar na conferência de imprensa após o jogo.
"As exibições pioraram, assim como o jogo em campo. E o jogo desta noite foi a gota de água. O jogo não tem sido bom há algum tempo e não senti que isso iria mudar", disse Van der Sar.
Março de 2023
Depois de começar bem a vida sob o comando do técnico interino John Heitinga, com uma goleada de 5-0 sobre o Excelsior e outra de 5-0 sobre o SC Cambuur, a aventura na Liga Europa de um Ajax despedaçado foi interrompida em fevereiro, depois de o Union Berlin vencer o Ajax por 3-1 na capital alemã.
No entanto, o Ajax segue firme na disputa pelo título, com apenas três pontos a menos que o líder PSV. Um Klassieker na Johan Cruyff Arena - um jogo que o Ajax não perdia em casa desde 2005 - viria a revelar-se crucial para o Ajax, mas não de uma forma positiva: uma reviravolta na segunda parte, culminada com um golo do capitão do Feyenoord, Lutsharel Geertruida, aos 88 minutos.
A derrota frente ao Feyenoord obrigou o Ajax a dar um passo atrás na corrida pelo título e logo a seguir vieram mais más notícias: o diretor técnico do Liverpool, Julian Ward, o principal candidato do Ajax ao cargo de diretor de futebol, rejeitou oficialmente uma proposta para trabalhar em Amesterdão. Ward foi o segundo candidato a recusar o Ajax, depois do proprietário do Go Ahead Eagles, Alex Kroes.
Abril de 2023
O Ajax vinga-se do Feyenoord com um lugar na final da Taça em jogo: um jogo de suspense em Roterdão termina 3-2 após uma partida muito disputada e controversa, em que o médio do Ajax Davy Klaassen foi atingido por um isqueiro atirado das bancadas.
A procura de um novo diretor de futebol chegou ao fim: Sven Mislintat, antigo dirigente do Arsenal e do Estugarda, que ganhou a alcunha de "Olhos de Diamante" depois de ter trazido para o Dortmund jogadores como Ousmane Dembele, Pierre-Emerick Aubameyang e Shinji Kagawa, assinou um contrato de três anos com o Ajax.
A primeira tarefa de Mislintat: encontrar um novo treinador.
Maio de 2023
Com o final de uma época frustrante a aproximar-se, o diretor do clube, Edwin van der Sar, assume o protagonismo antes do último jogo do Ajax em casa. O vencedor da Liga dos Campeões foi alvo de muitas críticas nas bancadas, de onde os adeptos da casa deram a conhecer o seu descontentamento. A crítica acabou por ser o princípio do fim: a 30 de maio, Van der Sar anunciou a sua saída do clube após quase 11 anos de serviço.

O Ajax terminou em terceiro lugar na Eredivisie, com menos 13 pontos do que o campeão Feyenoord. Uma época frustrante tinha chegado ao fim, e um novo capítulo estava prestes a começar.
Junho de 2023
Para desilusão de Dusan Tadic, que acabara de terminar a sua quinta época consecutiva com dois dígitos de golos e assistências, Mislintat preteriu John Heitinga e nomeou Maurice Steijn, treinador do Sparta de Roterdão, como novo treinador principal. A contratação surpreendeu muita gente, até mesmo o médio Kenneth Taylor. "Na verdade, sabíamos tanto como vocês. Para nós é uma surpresa e para ti também", disse Taylor à ESPN.
Mas, para além de Taylor, o próprio Steijn também ficou surpreendido. "Estou surpreendido por estar aqui, porque não esperava que o Ajax me escolhesse".
Julho de 2023
Enquanto Mislintat começa a construir o seu plantel, o alemão inicia extensas conversações com o capitão do clube, Dusan Tadic. No entanto, a 14 de julho, o sérvio anunciou a sua saída imediata do Ajax. Após um grande desentendimento com Mislintat, o homem com mais de 200 golos e assistências em 241 jogos pelo clube decidiu rasgar o contrato mais singular da história do clube, que teria mantido Tadic no clube mesmo depois da reforma.
Agosto de 2023
Um verão agitado em Amesterdão viu sair os pilares Mohammed Kudus, Jurrien Timber, Edson Alvarez, Davy Klaassen e o já mencionado Tadic. Entretanto, Mislintat construiu uma equipa maioritariamente por sua conta e sem consultar o treinador Steijn ou outros membros da direção.
O dirigente alemão gastou mais de 100 milhões de euros em transferências e fez contratos reais, mas muitas das chamadas aquisições de Mislintat vieram com grandes pontos de interrogação. Três das cinco aquisições mais caras vieram de clubes da segunda divisão ou de equipas de juniores, Mislintat parece ter pago em excesso por alguns jogadores surpreendentes e apenas um jogador neerlandês chegou ao Ajax.
Depois de uma pré-temporada desastrosa, com apenas duas vitórias em seis jogos, um arranque instável parecia ser o início de uma época difícil.
Setembro de 2023
Como o Ajax não conseguiu ganhar um único jogo durante todo o mês, o inferno começou oficialmente nos bastidores.
Depois de um dececionante empate 0-0 com o Fortuna Sittard, Steijn fez manchetes ao colocar um muro entre si e Mislintat, depois de este último ter assumido o controlo total das transferências do clube. "Espero que os jogadores adquiridos sejam suficientemente bons para que todas as peças do puzzle encaixem", disse Steijn, questionando claramente os negócios de Mislintat após o jogo com o Fortuna

Quando se soube que Mislintat estava à procura de razões para despedir Steijn depois de um início de época horrível, o Ajax anunciou que o dirigente alemão ia ser investigado por um potencial conflito de interesses com a transferência do lateral esquerdo Borna Sosa do Estugarda. Mislintat era acionista da empresa alemã de dados Matchmetrics GmbH, que foi parcialmente adquirida pela empresa alemã de consultoria desportiva AKA Global GmbH - a empresa que representava Borna Sosa na altura da sua transferência para o Ajax.
Como Mislintat evitou a Johan Cruyff Arena durante a maior parte do mês de setembro, o antigo dirigente do Arsenal encarregou-se de bombardear o Klassieker contra o Feyenoord para o Dia D de Steijn, que seria despedido se a sua equipa não vencesse o Feyenoord. De acordo com o De Telegraaf, Mislintat invadiu a sala do treinador na véspera do jogo e anunciou o Dia D de Steijn. Em seguida, Mislintat abordou os jogadores suplentes e disse-lhes que não compreendia por que razão não jogavam sob o comando de Steijn.

Depois, durante o Klassieker em Amesterdão, o Ajax caiu rapidamente para uma desvantagem de 3-0. Os ânimos exaltaram-se no estádio, levando os adeptos a lançar fogo de artifício para o relvado e a provocar o caos. O jogo foi suspenso definitivamente aos 55 minutos, mas os tumultos continuaram no exterior do estádio. Os adeptos do Ajax destruíram e invadiram a entrada principal do estádio.
Poucas horas depois do drama em Amesterdão, o Ajax anunciou que tinha despedido o diretor Sven Mislintat com efeitos imediatos. Depois de ter começado por dizer que as partes se tinham separado em boas condições, o clube retirou essa declaração e publicou uma nova que não mencionava quaisquer boas condições. "A falta de um apoio alargado no seio da organização é a razão desta decisão. Várias tentativas para restabelecer um apoio mais alargado não conduziram ao resultado desejado, provocando agitação dentro e fora do clube, também devido a desempenhos dececionantes", declarou o Ajax num comunicado do clube.
Outubro de 2023
O Ajax foi atingido por uma crise de forma. Depois de ter vencido o Heracles no primeiro jogo da época da Eredivisie e o Ludogorets da Bulgária na ronda de play-off da Liga Europa, em 24 de agosto, o Ajax não conseguiu ganhar um único jogo em setembro e outubro. O seu ponto mais baixo ocorreu após a dramática derrota por 4-3 frente ao último classificado Utrecht, na sequência da qual o treinador Maurice Steijn foi demitido do seu cargo no campeão em título.

O antigo treinador e jogador John van 't Schip substituiu temporariamente Steijn, poucas semanas depois de a sua mulher ter falecido após ter perdido a batalha contra o cancro. O antigo treinador adjunto de Marco van Basten ficou com a difícil tarefa de levar o Ajax de volta às regiões superiores da Eredivisie, logo após o mais do que tumultuado reinado de Sven Mislintat. Infelizmente para Van 't Schip, as coisas não começaram bem, pois o Ajax não conseguiu vencer o terceiro jogo consecutivo da fase de grupos da Liga Europa e caiu para o 18.º e último lugar da tabela da Eredivisie pela primeira vez na sua história.
dezembro de 2023
No momento em que Van 't Schip começava a estabilizar a situação em Amesterdão, o clube atingiu um novo mínimo depois de ter sido eliminado da Taça pela equipa amadora USV Hercules, com uma derrota por 3-2. O Ajax precisou de 83 minutos para responder aos dois golos de Tim Pieters, do Hercules, enquanto Brian Brobbey e Chuba Akpom empatavam a partida, mas um golo de Alex Grotenbreg, aos 93 minutos, acabou por ser a maior reviravolta da história da Taça dos Países Baixos.

Março de 2024
Depois de vencer o campeão norueguês Bodo/Glimt na fase de play-off da Liga Conferência, o Aston Villa goleou o Ajax em Birmingham por 4-0 e encerrou a campanha europeia da equipa neerlandesa. Isto aconteceu no meio de mais uma crise de forma, em que o Ajax venceu apenas dois dos 11 jogos disputados em fevereiro e março.
Van 't Schip conduziu o Ajax de volta aos lugares europeus na Eredivisie, mas teve de lidar com uma defesa muito defeituosa, que sofreu 48 golos em 27 jogos. O quinto lugar colocou o Ajax no centro da luta, mas a diferença de 28 pontos para o líder PSV foi mais do que dolorosa.
No entanto, o clube tinha finalmente nomeado um novo diretor: Alex Kroes, diretor do AZ, aceitou juntar-se ao Ajax e iniciou funções a 15 de março.
Abril de 2024
Alex Kroes foi suspenso a 2 de abril por alegações de abuso de informação privilegiada. Dois dias antes de a sua nomeação ser anunciada ao público, Kroes tinha comprado pelo menos 17.000 acções do Ajax, num valor total de 190.000 euros. Começou então uma nova guerra entre os dirigentes do clube, que tinham anunciado anteriormente o seu desejo de pôr termo à cooperação entre eles e Kroes. Michael van Praag, presidente do conselho de administração do Ajax, fechou oficialmente a porta ao regresso de Kroes numa entrevista à Ajax Life, invocando os danos irreparáveis que causaria à marca Ajax.

"Em primeiro lugar, a credibilidade do Ajax. Connosco vem a liderança ética. É preciso lidar com a organização do Ajax e com o mundo exterior. Qual é a força que o Alex ainda tem nas negociações, por exemplo? Infelizmente, podemos dizer que ele tem sido um pouco estúpido. O próprio Alex também diz que foi um pouco estúpido. Mas o abuso de informação privilegiada não pode, pura e simplesmente, ser feito legalmente. Trata-se de uma infração penal. O Ajax não pode dizer: 'Não interessa a lei, vamos fazê-lo na mesma'. Ninguém aceita isso".
A saga tomou um novo rumo a 25 de abril, quando o Ajax anunciou que Kroes iria assumir o cargo de diretor técnico. Kroes tinha recebido um apoio significativo do conselho executivo - o órgão máximo do Ajax -, dos membros do clube e dos adeptos do Ajax, que exigiram a reintegração do diretor e pediram a demissão de Van Praag durante o jogo da Eredivisie contra o FC Twente.

Um segundo encontro com o rival Feyenoord valeu ao Ajax a maior derrota da história do clube no campeonato. O Feyenoord goleou o Ajax por 6-0 em Roterdão, com dois golos de Igor Paixão e Yankuba Minteh, e outros golos de David Hancko e Quinten Timber. "Uma derrota sem precedentes e uma derrota histórica. Não há palavras para descrever o desmascaramento do Ajax depois de a equipa ter perdido por 6-0 com o Feyenoord", afirmou o jornal Het Parool sobre a derrota histórica.
No entanto, esta seria a última derrota do Ajax numa campanha desastrosa na Eredivisie. O Ajax venceu o Twente antes de empatar com o Excelsior, candidato à despromoção, no último jogo de abril.
Maio de 2024
O Ajax vence com confiança o Almere City e o FC Volendam antes de empatar a 2-2 com o Vitesse, já despromovido, no último jogo da época historicamente má da equipa de Amesterdão na Eredivisie.
Um quinto lugar e um lugar na segunda pré-eliminatória da Liga Europa é tudo o que o Ajax tem para mostrar depois de uma época turbulenta em que o diretor de futebol e o treinador foram despedidos, houve uma enorme revolta, o Feyenoord goleou o Ajax com um resultado agregado de 10-0, o PSV venceu o campeonato com uma diferença impressionante de 35 pontos para o Ajax e um clube destroçado lutou para conseguir um prémio de consolação.
Enquanto John van 't Schip se despedia do Ajax, a equipa de Amesterdão apresentava orgulhosamente um novo treinador: Francesco Farioli, o italiano de 34 anos que acabava de levar o Nice, da Ligue 1, à Liga Europa.
E mal sabiam o clube e os adeptos que a sua chegada iria mudar drasticamente o rumo do clube.