O futebol é um desporto em que um dos principais objetivos é marcar golos, por isso ser eficaz na finalização é fundamental para um avançado, embora, em muitos casos, a sorte desempenhe um papel importante na hora de encontrar o caminho para o golo.
Acertar no poste ou na barra é uma das sensações mais amargas que um jogador pode sentir, quando está prestes a ver o seu remate cruzar a linha de golo, e isso aconteceu a Lamine Yamal em várias ocasiões ao longo de 2025.
O extremo do Barcelona é um dos melhores jogadores do mundo, apesar da sua juventude, sendo um dos atacantes mais perigosos para as defesas adversárias.
No entanto, os poucos críticos que apontam o dedo à joia do Barça acusam-no de não aproveitar as inúmeras oportunidades que cria, já que só conseguiu marcar 21 golos, até ao momento, em 2025.
Contudo, o registo de golos de Lamine Yamal é algo enganador, pois, se a sorte lhe tivesse sorrido em várias ocasiões, o produto da formação da La Masia teria marcado quase mais 10 golos, tendo sido travado pelos ferros em nove ocasiões, o que faz dele o líder deste ranking nas cinco principais ligas, incluindo jogos internacionais.
Com nove remates aos ferros, Yamal está à frente de Harry Kane (sete), Julián Álvarez (seis), Vinicius Jr e Kylian Mbappé (seis).
O pesadelo de Lamine Yamal frente ao Inter
Das nove vezes em que a estrela do Barça foi travada pelos ferros em 2025, três aconteceram no duelo frente ao Inter de Milão, nas meias-finais da Liga dos Campeões 2024/25.
Durante uma primeira mão cheia de altos e baixos, que terminou empatada 3-3 em Espanha, Lamine marcou na primeira parte para reduzir a vantagem de dois golos dos italianos. Contudo, dois remates ao poste, aos 26 e aos 87 minutos, impediram-no de dar a vitória ao clube catalão e de alcançar um hat-trick histórico.
O pior ainda estava para vir para a joia do Barça, que sofreu a sua primeira grande desilusão europeia quando o seu remate tardio foi travado pelos ferros. Nos minutos finais, com o clube catalão a segurar uma vantagem mínima que lhes garantiria um lugar na final, Lamine esteve perto de selar o triunfo nos descontos, mas o seu remate rasteiro foi ao poste, antes de Acerbi marcar o golo do empate, já nos instantes finais, levando o jogo para prolongamento, onde o Inter acabou por superar os catalães e garantir a presença na final da competição.
A primeira mão frente aos nerazzurri foi o único jogo em que o extremo espanhol acertou nos ferros por duas vezes, tal como na vitória por 5-0 sobre o Valência, nos quartos de final da Taça do Rei. Atlético Madrid, Girona, Villarreal e Celta também viram Lamine acertar nos ferros este ano, tendo apenas perdido frente aos groguets, curiosamente.
